O mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorPaula, Gustavo Bruno de-
Autor(es): dc.contributorGhiggino , Bianca-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Rafael Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748998-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, a expansão das oportunidades educacionais e o aumento da demanda por professores da educação básica ocorridos na segunda metade do século XX foi acompanhada por mudanças na profissão docente. O aumento da jornada de trabalho, a baixa remuneração e as condições precárias de trabalho corroboram para um cenário onde a docência é uma carreira de baixa atratividade, com grande taxa de evasão em seus cursos de formação e trajetórias profissionais conturbadas. Neste sentido, o artigo tem como objetivo aprofundar o debate sobre o mercado de trabalho para os professores a partir da análise de um dos fatores que mais influenciam a baixa atratividade na profissão, a remuneração. Para isso foi feita uma análise dos últimos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) sobre a atuação docente. Os resultados mostram que há desigualdades salariais presentes nas diferentes etapas educacionais, naturezas jurídicas e até mesmo entre o sexo dos docentes. De forma geral, as piores condições de trabalho são oferecidas aos docentes do sexo feminino das etapas iniciais da educação que trabalham em escolas particulares. Conclui que políticas públicas de valorização docente são essenciais para a melhoria da educação básica, com destaque para os profissionais que atuam na base da progressão educacional.-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, the expansion of educational opportunities and the increase in demand for basic education professionals took place in the second half of the 20th century was followed by a number of changes in the profession. The increase of working hours, the low payment and precarious working conditions made teaching a non-attractive career with a high dropout rate in its formation courses and troubled professional trajectories. In this sense, the article aims to deepen the debate on the labor market for teachers by analyzing one of the factors that most influence the low attractiveness of the profession, remuneration. For this, an analysis of the latest data made available by the Annual Social Information Report (RAIS) on teaching performance was carried out. The results show a salary disparity present in the different educational stages, legal natures and even between the teacher's gender. In general, the worst working conditions are offered to female teachers in the early stages of education working in private schools. In conclusion, the public policies for teachers’ appreciation are essential to improve the basic education, with emphasis on the professionals who work on the basis of educational progression.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação docente-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade salarial-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSalário-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching activities-
Palavras-chave: dc.subjectWage inequality-
Palavras-chave: dc.subjectJob market-
Título: dc.titleO mercado de trabalho docente: uma análise das diferenças vistas de dentro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.