Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Gladson Octaviano-
Autor(es): dc.creatorGallera, Gabriella Tonhoque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25473-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748994-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípios-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis work was motivated by the "sandwich" undergraduate experience that the author had, provided by the Brazil-Portugal / CAPES International Degree Program at the University of Coimbra, from August 2018 to July 2019. While attending the Infinitesimal Analysis course at the Portuguese university it becomes evident some discrepancy between Brazilian and Portuguese secondary education students. Based on this evidence, this paper is carried out with the objective of making a comparative analysis of the curricular proposals for secondary education in both countries. To fulfill this analysis, Portuguese and Brazilian official documents were taken as reference, bringing a deeper understanding regarding on how the teaching of exponential and logarithmic functions is approached inside both curricular proposals. To substantiate this analysis, three books were chosen, one Portuguese-
Descrição: dc.description105 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFunção exponencial-
Palavras-chave: dc.subjectFunção logarítmica-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Licenciaturas Internacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectResume-
Palavras-chave: dc.subjectExponential function-
Palavras-chave: dc.subjectLogarithmic function-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic books-
Palavras-chave: dc.subjectInternational Degree Program-
Título: dc.titleUma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.