
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PANIAGUA, CLEISEANO EMANUEL DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-10T17:37:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-10T17:37:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748953 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente obra foi elaborada e dividida em oito capítulos, a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de Análises Químicas nos mais variados cursos técnicos e de nível superior ofertados em todo o território nacional. Neste sentido, o trabalho foi dividido em oito capítulos, a saber: i) capítulo de 1 e 2 – apresenta informações relevantes em relação as Boas Práticas de Laboratório (BPL), normas de segurança e utilização de equipamentos de proteção individual e coletivo; ii) capítulo 3 – se dedica a apresentar e discutir as técnicas envolvidas na coleta de uma amostra representativa (amostragem) de uma determinada matriz (sólido, liquido e gasoso) a ser analisado em um laboratório, constituindo-se na etapa mais crítica e crucial de uma análise a ser realizada; iii) capítulo 4 – descreve as principais vidrarias e reagentes a serem utilizadas no preparo das principais soluções, bem como a forma correta de armazená-las dentro de um laboratório;; iv) capítulo 5 – apresenta uma abordagem de aplicação de todos os conceitos anteriores, com vistas a determinação qualitativa e quantitativa de analitos de interesse em diferentes tipos de amostras (água, solo, alimentos, minerais entre outros); v) capítulo 6 –apresenta e discute os principais métodos clássicos de análise (gravimetria e volumetria) e suas especificidades; vi) capítulo 7 – apresenta e discute algumas técnicas instrumentais de análise, tais como: métodos eletroanalíticos (potenciometria e condutiometria); espectroanalíticos (espectrofotometria UV-Vis, fotometria de chama e espectroscopia de absorção/emissão atômica), cromatográficos (liquida de alta eficiência e gasosa) entre outras técnicas (Polarimetria e Refratometria) | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Título: dc.title | Introdução aos fundamentos de laboratório e a análise química clássica e instrumental (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: