ENSINO DE SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, DELCIANA GÓES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-05T20:44:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-05T20:44:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de semelhanças de triângulos com materiais manipuláveispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748876-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de geometria no Brasil passou por grandes transformações, pois a influência da Matemática Moderna provocou um processo de esvaziamento na aprendizagem desta importante área, uma vez que ela, em algumas situações, deixou de ser trabalhada nas escolas e nas oportunidades em que isso ocorre, os professores deixam de considerar o processo de construção das habilidades geométricas, apresentando apenas os conteúdos algebrizados. Isso impossibilita uma aprendizagem dinâmica e interessante, que possa fazer o aluno pensar a geometria de forma dinâmica e cheia de possibilidades. Esse desinteresse pela geometria em nosso país tem tido algumas implicações, entre as quais podemos citar uma queda no rendimento dos alunos nas chamadas avaliações externas, onde os números dos resultados em matemática têm sido preocupantes. Diante do exposto, o presente trabalho busca identificar: Que potencialidades apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de semelhança de triângulos, assentada no uso de materiais concretos manipuláveis, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, destinada aos alunos da rede pública de ensino fundamental? Para responder a esse questionamento, alguns objetivos específicos foram destacados, como: Obter informações que contribuíssem para a elaboração da sequência didática a partir de pesquisa na literatura; captar a percepção de professores e de alunos sobre o ensino de semelhança de triângulos, principalmente no que tange às dificuldades e aos obstáculos nos processos de ensino e de aprendizagem; analisar os livros didáticos destinados aos alunos da escola pública que são alvo dessa pesquisa. Ademais, foi desenvolvido um estudo do conteúdo semelhança de triângulos a luz do rigor matemático e, a partir desses estudos, foram elaboradas atividades para compor uma sequência didática que foi aplicada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual da Região Metropolitana de Belém. Após a aplicação, foi realizada a avaliação do desempenho dos alunos frente à resolução de questões envolvendo semelhança de triângulos e a participação destes na empiria proposta. Após a aplicação das sequências, os dados foram analisados à luz da análise microgenética e análise do discurso. Dessas análises foi possível concluir que houve vários indícios de aprendizagem ao longo do processo, destacadas em cada um dos grupos participantes. Por fim, a partir dessa dissertação foi gerado um Produto Educacional intitulado Sequências Didáticas para o Ensino de Semelhanças de Triângulos com materiais manipuláveis,pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6371pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemelhança de Triângulospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
Título: dc.titleENSINO DE SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS COM MATERIAIS MANIPULÁVEISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais