Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, DELCIANA GÓES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-05T20:44:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-05T20:44:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de semelhanças de triângulos com materiais manipuláveis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de geometria no Brasil passou por grandes transformações, pois a influência da Matemática Moderna provocou um processo de esvaziamento na aprendizagem desta importante área, uma vez que ela, em algumas situações, deixou de ser trabalhada nas escolas e nas oportunidades em que isso ocorre, os professores deixam de considerar o processo de construção das habilidades geométricas, apresentando apenas os conteúdos algebrizados. Isso impossibilita uma aprendizagem dinâmica e interessante, que possa fazer o aluno pensar a geometria de forma dinâmica e cheia de possibilidades. Esse desinteresse pela geometria em nosso país tem tido algumas implicações, entre as quais podemos citar uma queda no rendimento dos alunos nas chamadas avaliações externas, onde os números dos resultados em matemática têm sido preocupantes. Diante do exposto, o presente trabalho busca identificar: Que potencialidades apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de semelhança de triângulos, assentada no uso de materiais concretos manipuláveis, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, destinada aos alunos da rede pública de ensino fundamental? Para responder a esse questionamento, alguns objetivos específicos foram destacados, como: Obter informações que contribuíssem para a elaboração da sequência didática a partir de pesquisa na literatura; captar a percepção de professores e de alunos sobre o ensino de semelhança de triângulos, principalmente no que tange às dificuldades e aos obstáculos nos processos de ensino e de aprendizagem; analisar os livros didáticos destinados aos alunos da escola pública que são alvo dessa pesquisa. Ademais, foi desenvolvido um estudo do conteúdo semelhança de triângulos a luz do rigor matemático e, a partir desses estudos, foram elaboradas atividades para compor uma sequência didática que foi aplicada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual da Região Metropolitana de Belém. Após a aplicação, foi realizada a avaliação do desempenho dos alunos frente à resolução de questões envolvendo semelhança de triângulos e a participação destes na empiria proposta. Após a aplicação das sequências, os dados foram analisados à luz da análise microgenética e análise do discurso. Dessas análises foi possível concluir que houve vários indícios de aprendizagem ao longo do processo, destacadas em cada um dos grupos participantes. Por fim, a partir dessa dissertação foi gerado um Produto Educacional intitulado Sequências Didáticas para o Ensino de Semelhanças de Triângulos com materiais manipuláveis, | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6371 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semelhança de Triângulos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais Manipuláveis | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Delciana Goés da Silva DISSERTAÇÃO.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748876/1/Delciana Goés da Silva DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: