Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RHODEN, ANGÉLICA CRISTINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blank Tessmann, Marta Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-04T18:46:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-04T18:46:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Template Artigo-TCC Angélica_versão final (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748808 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho buscou fazer uma revisão bibliográfica das publicações científicas que abordam a forma como se aplica as metodologias ativas no curso técnico de administração. Esse trabalho poderá fornecer um panorama sobre a produção relativo à metodologia e trazer para discussão dos resultados e lacunas. Para realizar a coleta de dados dessa revisão bibliográfica, será considerado artigos revisados por pares no Google Acadêmico usando das palavras "Metodologias ativas" and "administração" and "curso técnico" publicados no período de 2018 a 2023. Foram excluídos textos em língua estrangeira, que não fossem disponibilizados na íntegra de forma gratuita, que fossem revisões de literatura e que não fossem de periódicos revisados por pares. A realização da análise qualitativa, é realizada diante das leituras e percepções da pesquisadora e com o auxílio do software IRaMuTeQ. Como resultados ressaltamos a preocupação recorrente nos artigos: há necessidade de cursos de formação para os professores sobre as metodologias ativas e a pouca adesão nos cursos técnicos no ensino e aprendizagem. Isso ocorre pelo fato de que os processos acontecem de maneira lenta e não acompanham os avanços tecnológicos. Destaca-se que a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia. Os estudantes não podem esperar apenas pela aula e sim se tornarem protagonistas da sua proporia aprendizagem. Por fim, com base conclui-se que o uso das metodologias ativas nos cursos técnicos traz efeitos positivos tanto no ensino a aprendizagem do estudante como na percepção do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 428kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inovação pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino técnico | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Template Artigo-TCC Angélica_versão final (1).pdf | 423,08 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748808/2/Template Artigo-TCC Angélica_versão final (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons