O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRHODEN, ANGÉLICA CRISTINA-
Autor(es): dc.contributor.authorBlank Tessmann, Marta Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-04T18:46:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-04T18:46:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherTemplate Artigo-TCC Angélica_versão final (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748808-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho buscou fazer uma revisão bibliográfica das publicações científicas que abordam a forma como se aplica as metodologias ativas no curso técnico de administração. Esse trabalho poderá fornecer um panorama sobre a produção relativo à metodologia e trazer para discussão dos resultados e lacunas. Para realizar a coleta de dados dessa revisão bibliográfica, será considerado artigos revisados por pares no Google Acadêmico usando das palavras "Metodologias ativas" and "administração" and "curso técnico" publicados no período de 2018 a 2023. Foram excluídos textos em língua estrangeira, que não fossem disponibilizados na íntegra de forma gratuita, que fossem revisões de literatura e que não fossem de periódicos revisados por pares. A realização da análise qualitativa, é realizada diante das leituras e percepções da pesquisadora e com o auxílio do software IRaMuTeQ. Como resultados ressaltamos a preocupação recorrente nos artigos: há necessidade de cursos de formação para os professores sobre as metodologias ativas e a pouca adesão nos cursos técnicos no ensino e aprendizagem. Isso ocorre pelo fato de que os processos acontecem de maneira lenta e não acompanham os avanços tecnológicos. Destaca-se que a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia. Os estudantes não podem esperar apenas pela aula e sim se tornarem protagonistas da sua proporia aprendizagem. Por fim, com base conclui-se que o uso das metodologias ativas nos cursos técnicos traz efeitos positivos tanto no ensino a aprendizagem do estudante como na percepção do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent428kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinovação pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino técnicopt_BR
Título: dc.titleO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons