Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE- IFRN-CAMPUS MOSSORÓ. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA DE MELO, EDNILSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-01T18:58:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-01T18:58:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TESSITURAS DE SABERES DA TEORIA À PRÁTICA._EDNILSON_ROCHA_DE_MELO. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, no Estado do RN, ocorre o aparelhamento da rede estadual de ensino para atender a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao ensino médio, tem início uma corrida para criação de centros e institutos estaduais de ensino com finalidade de atender as demandas da Educação Profissional e tecnológica no interior do Estado, sendo ofertado na modalidade de educação em tempo integral. Diante dessa realidade, nosso objetivo geral é analisar a atuação dos Professores de Educação Física na Educação Profissional da rede estadual do RN na Educação Profissional e Tecnológica no Município de Assú/RN. Nosso estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, temos como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas composto por dez questões, nossa amostra é formada por 32 alunos do curso de técnico de nível médio em manutenção e suporte em informática na forma integrada ao ensino médio em tempo integral da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, e dois professores de Educação Física vinculados Educação Profissional e Tecnológica no município de Assú/RN, convidados a contribuir com nosso produto educacional, atingindo um total de 34 participantes. Após análise dos dados, identificamos que a cultura corporal, na Educação Profissional, é compreendida, na forma de jogos, esportes e brincadeiras, muitas vezes associados ao esporte de alto rendimento, no entanto, existe foi possível diagnosticar um déficit de aprendizagem, o que dificultar o aprofundamento dos conteúdos nas aulas de Educação Física. Tais resultados corroboram com a realidade apresentada pelos professores em nosso produto educacional, um podcast: cultura corporal na EPT, trata-se de uma roda de conversa entre professores de Educação Física, e os saberes vinculados a vivência pedagógica, contribuindo de forma significativa para uma reflexão sobre o tempo e o espaço da Educação Física e a cultural corporal, na Educação profissional e tecnológica, ofertada pela rede estadual de ensino do RN. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,31MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Corporal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | ULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TESSITURAS DE SABERES DA TEORIA À PRÁTICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons