ULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TESSITURAS DE SABERES DA TEORIA À PRÁTICA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE- IFRN-CAMPUS MOSSORÓ.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA DE MELO, EDNILSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-01T18:58:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-01T18:58:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-06-
identificador: dc.identifier.otherCULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TESSITURAS DE SABERES DA TEORIA À PRÁTICA._EDNILSON_ROCHA_DE_MELO.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748697-
Resumo: dc.description.abstractCom a expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, no Estado do RN, ocorre o aparelhamento da rede estadual de ensino para atender a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao ensino médio, tem início uma corrida para criação de centros e institutos estaduais de ensino com finalidade de atender as demandas da Educação Profissional e tecnológica no interior do Estado, sendo ofertado na modalidade de educação em tempo integral. Diante dessa realidade, nosso objetivo geral é analisar a atuação dos Professores de Educação Física na Educação Profissional da rede estadual do RN na Educação Profissional e Tecnológica no Município de Assú/RN. Nosso estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, temos como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas composto por dez questões, nossa amostra é formada por 32 alunos do curso de técnico de nível médio em manutenção e suporte em informática na forma integrada ao ensino médio em tempo integral da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, e dois professores de Educação Física vinculados Educação Profissional e Tecnológica no município de Assú/RN, convidados a contribuir com nosso produto educacional, atingindo um total de 34 participantes. Após análise dos dados, identificamos que a cultura corporal, na Educação Profissional, é compreendida, na forma de jogos, esportes e brincadeiras, muitas vezes associados ao esporte de alto rendimento, no entanto, existe foi possível diagnosticar um déficit de aprendizagem, o que dificultar o aprofundamento dos conteúdos nas aulas de Educação Física. Tais resultados corroboram com a realidade apresentada pelos professores em nosso produto educacional, um podcast: cultura corporal na EPT, trata-se de uma roda de conversa entre professores de Educação Física, e os saberes vinculados a vivência pedagógica, contribuindo de forma significativa para uma reflexão sobre o tempo e o espaço da Educação Física e a cultural corporal, na Educação profissional e tecnológica, ofertada pela rede estadual de ensino do RN.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Corporalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Título: dc.titleULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TESSITURAS DE SABERES DA TEORIA À PRÁTICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons