O ENSINO DE FILOSOFIA COMO UM APORTE POLÍTICO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS: A QUESTÃO DA VERDADE NA POLÍTICA EM HANNAH ARENDT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Manoel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-02T22:45:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-02T22:45:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_maclopespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748665-
Resumo: dc.description.abstractO problema das Fake News é um assunto preponderante, principalmente quando os setores da informação e da comunicação são analisados, uma vez que aquelas estão presentes em nosso cotidiano, tornando-se um meio de propagar notícias falsas de modo massivo com o objetivo de distorcer os fatos e manipular a opinião pública para obter vantagens políticas e econômicas. Pensando no referido contexto, este trabalho apresenta a dinâmica contemporânea de produção de Fake News nas mídias sociais e suas consequências para o espaço público e para a política. A discussão aqui proposta parte das reflexões contidas na obra da filósofa Hannah Arendt (1906-1975) sobre as consequências da produção sistemática de mentiras para a vida política das sociedades contemporâneas. Aqui, destacamos “As Origens do Totalitarismo” (1951), livro que a consagraria com o reconhecimento dos seus escritos pela comunidade intelectual. Em 1958, a autora publicou o livro “A Condição Humana”, sendo o de maior relevância filosófica. O trabalho divide-se em três partes. No primeiro momento, há uma descrição sobre o que foi o totalitarismo, governo do terror e da mentira; trabalham-se os conceitos de sociedade de massa e apoliticidade, expondo a dimensão das propagandas e organizações totalitárias, responsáveis por criarem e difundirem mentiras. Na segunda parte, investiga-se a relação entre política e verdade em Arendt; verdade factual e política; a mentira [Fake News] um mal na política. A terceira parte aborda a ação e o espaço público como “locais” da verdade; ação e revelação do agente como forma de resistência às Fake News e ação e suas faces: imprevisibilidade – irreversibilidade – perdão – promessa. Do ponto de vista metodológico, a dissertação, além de uma pesquisa bibliográfica e uma exegese textual a partir dos escritos de Hannah Arendt acerca do tema proposto, faz uma intervenção pedagógica sobre a temática. Percebe-se a necessidade de entender a relação entre política e produção de mentiras com intuito de dominar, também ocorre a compreensão quanto à necessidade de preservação de um espaço público com o objetivo de garantir a publicização das verdades factuais e permanentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfake newspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectverdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecttotalitarismopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA COMO UM APORTE POLÍTICO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS: A QUESTÃO DA VERDADE NA POLÍTICA EM HANNAH ARENDTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo