Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundaj | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, Liliane Feitosa de Oliveira Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-28T14:58:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-28T14:58:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Liliane_Feitosa_intervencao_pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo descrever uma intervenção pedagógica a respeito do bullying, realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife, de acordo com as diretrizes do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). A experiência deu-se a partir da elaboração e execução de um plano pedagógico intervencionista, estruturado a partir de um ciclo de sensibilização, uma pesquisa com aplicação de questionários, depósito de relatos em uma urna instalada na escola, seminários e, por fim, a produção de um vídeo documentário sobre o tema. Ofertamos uma sequência didática para estudantes dos primeiros anos, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2022, estendendo-se para os meses de fevereiro, março e abril de 2023. Buscou-se responder às seguintes questões de partida: considerando os propósitos da PeNSE, em que medida ocorre a prática do bullying na EREM Dom Vital? De que maneira a legislação vigente e a PeNSE concebem o bullying e seu enfrentamento no contexto escolar? O bullying é discutido na escola? Quais são as intervenções propostas para combatê-lo? Como a aplicação de questionários da PeNSE pode ajudar a compreender a realidade do bullying na EREM Dom Vital, trazendo à tona as concepções dos estudantes acerca do fenômeno? A proposta da intervenção fundamentou-se na metodologia quali-quantitativa, pertinente com a natureza do objeto de investigação. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados o questionário da PeNSE (IBGE, 2021), bem como a análise documental, de forma complementar. A partir da produção dos dados, adotamos o método de análise de conteúdo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados obtidos confirmam que ao combinar dados quantitativos e qualitativos, podemos obter uma visão mais abrangente do fenômeno do bullying, além de considerar estratégias efetivas para a prevenção e combate a essa forma de violência. Em termos quantitativos, verificou-se a prevalência do bullying entre os estudantes do ensino médio, bem como suas características sociodemográficas. No aspecto qualitativo, identificaram-se fatores contextuais, como dinâmicas de grupos excludentes e pressão social, que podem contribuir para essa prevalência. Além disso, constatou-se que o bullying está intimamente relacionado a consequências negativas para as vítimas, como problemas físicos, emocionais e escolares, sendo mais frequente nas formas verbal e social. Destaca-se como ponto alto deste trabalho de conclusão de curso a produção de um documentário intitulado "Bullying: descortinando violências na escola", que revelou as diversas formas de violência presentes no bullying e suas consequências por meio de relatos de estudantes. Adicionalmente, a abordagem sociológica foi utilizada como uma ferramenta para a compreensão da temática, e o formato audiovisual contribuiu para maior engajamento e compreensão do problema por parte dos alunos, professores e comunidade escolar em geral. Por fim, os resultados obtidos apontam para a necessidade de adotar estratégias eficazes de combate ao bullying, com o objetivo de criar um ambiente escolar seguro e acolhedor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PeNSE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Bullying no ambiente escolar: perspectivas sociológicas de uma intervenção pedagógica baseada na pesquisa nacional de saúde do escolar (PeNSE) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_liliane_intervencao.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748619/2/TCC_liliane_intervencao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons