Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, José Leônidas Alves do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-27T22:05:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-27T22:05:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Impacto da Inteligência Artificial na Educação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748605 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo realiza uma análise do impacto transformador da inteligência artificial (IA) no campo da educação, com especial atenção à implementação e aos efeitos do ChatGPT neste contexto. Nessa perspectiva, a inteligência artificial vem evidenciando um potencial significativo para otimizar a experiência de aprendizado individual, adaptando o conteúdo e as atividades pedagógicas com base nos interesses e requisitos específicos de cada estudante. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da inteligência artificial, especialmente do ChatGPT, no ensino superior, buscando compreender sua influência no engajamento e aprendizado dos alunos, bem como as percepções dos educadores sobre suas potencialidades, limitações e desafios. Para tanto, empregou-se uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, que adotou uma abordagem quali-quantitativa, fundamentada em referências bibliográficas, bem como uma pesquisa de campo para um aprofundamento mais detalhado dos conceitos em estudo. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Ahmed (2023), Barbosa (2019) e Souza (2023). As conclusões mais relevantes indicam que, apesar do potencial do ChatGPT para otimizar recursos pedagógicos e personalizar o aprendizado – sendo até mesmo empregado por 61,1% dos respondentes para esclarecer dúvidas e auxiliar na elaboração de textos – há consideráveis desafios a serem superados. Entre estes, destacam-se a necessidade de capacitação dos educadores para lidar com essa tecnologia, as preocupações relativas à privacidade e segurança dos dados dos estudantes, além da exigência de um uso ético e consciente da inteligência artificial no âmbito educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1180 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | pt_BR |
Título: dc.title | O Impacto da Inteligência Artificial na Educação: Uma Análise do Potencial Transformador do ChatGPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Impacto da Inteligência Artificial na Educação.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748605/2/O Impacto da Inteligência Artificial na Educação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons