Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbieri, Larissa Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Amanda Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-27T18:25:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-27T18:25:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 1: Gestão escolar democrática e mecanismos de participação | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 2: Processo de escolha dos dirigentes do IFSP | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 3: Conselho Superior (CONSUP) e Conselho de Campus (CONCAM) | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 4: Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo 5: Entidades Estudantis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A série de vídeos educativos aborda a gestão escolar democrática e os mecanismos de participação da comunidade no processo de organização e gestão escolar, tendo como foco o Instituto Federal de São Paulo e é fruto da pesquisa do mestrado intitulada “A gestão democrática como objeto de formação continuada dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica”. Ao desenvolver a série de vídeos, o objetivo foi fornecer aos docentes do IFSP informações concisas sobre como podem desempenhar um papel ativo na gestão democrática da instituição. A busca por aprendizado constante capacita os profissionais, mantendo-os atualizados com as práticas mais recentes, tendências e avanços em suas áreas, possibilitando que contribuam para a contínua melhoria do ambiente escolar. Destacam-se, na série de vídeos, os mecanismos pelos quais os educadores podem participar das decisões e processos que moldam o ambiente educativo. Além disso, a intenção é inspirar um diálogo construtivo e estimular a conscientização sobre a relevância da participação ativa para o fortalecimento da comunidade acadêmica. A série de vídeos tem como objetivo sensibilizar os docentes sobre a importância da gestão democrática na melhoria do ambiente escolar. Ao destacar os benefícios dessa abordagem, como a valorização da participação, engajamento e colaboração, busca-se criar uma consciência coletiva sobre a relevância desse modelo de gestão. Ao disseminar esse conhecimento por meio de um meio visual como o vídeo, a intenção é tornar a informação mais acessível e envolvente, maximizando o impacto e a compreensão por parte dos docentes. Assim, a criação do vídeo para os docentes do IFSP não apenas transmite informações sobre a gestão democrática, mas também busca catalisar a motivação e a participação efetiva dos educadores na construção de um ambiente educacional mais democrático e participativo. Este trabalho visa refletir sobre a gestão escolar e os mecanismos de participação nela, especialmente no que se refere à formação continuada. Reconhecendo a importância da construção de uma gestão escolar participativa, democrática e cidadã, orientada para a qualidade, buscamos explorar os elementos fundamentais que contribuem para o desenvolvimento de práticas administrativas e pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Segundo Fontana (2011), a viabilidade da gestão democrática no ambiente escolar depende da compreensão por parte dos indivíduos que integram a escola de que é essencial buscar a participação coletiva. Isso implica em fomentar diálogos mais abertos e contribuições significativas por parte daqueles que desempenharam um papel na construção de uma instituição educacional que promova a participação ativa da comunidade. A gestão democrática e participativa no contexto escolar, conforme estabelecido no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, é respaldada e complementada por disposições subsequentes, notadamente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/96) e pelo Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.171/01). Essas legislações destacam e reforçam os princípios e diretrizes que orientam a condução democrática e participativa da gestão escolar. No âmbito da LDB 9.394/96, os artigos 13 e 14 assumem particular importância nesse contexto. Ao ressaltar como a gestão democrática está diretamente ligada à melhoria da qualidade da educação, o vídeo pode despertar o interesse dos docentes em contribuir ativamente para a excelência no ensino, impactando positivamente o aprendizado dos alunos. Portanto, o vídeo busca não apenas informar, mas também inspirar os docentes a adotarem práticas e atitudes que fortaleçam a gestão democrática em suas escolas, criando um ambiente educacional mais participativo e efetivo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MOV | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo Educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Título: dc.title | Gestão escolar democrática no âmbito da EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons