Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Sara Silva da Vera | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Admilson Alcantara da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-25T08:45:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-25T08:45:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR A modelagem matemática no uso consciente da água | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748479 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Brasil o ensino passou por grandes e diversas transformações nas últimas décadas, principalmente após a pandemia do covid 19, a tecnologia e as mudanças presentes no ensino da matemática são visíveis dentro do ambiente escolar e na sociedade em que estamos inseridos. A matemática está presente em nosso cotidiano em diversos aspectos que afetam de modo direto e indireto na vida em sociedade, sobretudo na tomada de decisões. Assim, o ensino da Estatística na educação básica está em desenvolver o pensamento reflexivo, crítico, habilidades para solucionar problemas e para análise de dados. É necessário que o currículo da educação básica reforce cada vez mais a importância para os estudantes de que o ensino da estatística em relação ao cidadãos e as mudanças que ocorrem no ambiente: regional, local, nacional e global. Nesse contexto, o ensino não é apenas um processo de transmissão de conteúdo, mas um processo de ensino e aprendizagem com a participação efetiva do aluno no ambiente escolar. A modelagem matemática traz a participação de todos os que fazem parte do cotidiano escolar, pois ela envolve a extração de um modelo matemático cujo interpretação será na linguagem usual. O objetivo desse livro é trabalhar a Modelagem Matemática no uso consciente da água utilizando o conceito de moda e média aritmética da Estatística, sob o ponto de vista didático mostrando ao estudantes que a matemática está presente em nossas vidas. O desenvolvimento deste livro está atrelado ao uso consciente da água que é algo abundante e essencial para sobrevivência na terra, seu uso consciente se faz necessário. A Organização das Nações unidas (ONU) que é uma organização internacional formada por países em trabalhar pela paz denominou o dia 22 de março o dia mundial da água, a proposta é conscientizar a população sobre o seu consumo. Atrelado a essa conscientização vamos utilizar o conceito da Estatística e mostrar aos estudantes que podemos economizar e usar este bem tão precioso usando praticas educativas. Portanto, a proposta desse material se direciona para os professores de matemática que queiram trabalhar estes conceitos nos ambientes escolares e aprender sobre o mesmo, ganhando habilidade e aprimorando os conhecimento relacionados. O docente ao utilizar terá o papel de mediador e auxiliador neste processo de ensino e aprendizagem, proporcionando para o mesmo: refletir, conscientizar, independência e autossuficiência na relação entre a matemática e o consumo consciente da água. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1149 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Média aritmética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Água. | pt_BR |
Título: dc.title | SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR: A modelagem matemática no uso consciente da água | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Sara Silva da Vera Cruz Modelagem.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748479/1/Livro Sara Silva da Vera Cruz Modelagem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: