SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR: A modelagem matemática no uso consciente da água

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Sara Silva da Vera-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Admilson Alcantara da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-25T08:45:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-25T08:45:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
identificador: dc.identifier.otherSABENDO USAR NÃO VAI FALTAR A modelagem matemática no uso consciente da águapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748479-
Resumo: dc.description.abstractNo Brasil o ensino passou por grandes e diversas transformações nas últimas décadas, principalmente após a pandemia do covid 19, a tecnologia e as mudanças presentes no ensino da matemática são visíveis dentro do ambiente escolar e na sociedade em que estamos inseridos. A matemática está presente em nosso cotidiano em diversos aspectos que afetam de modo direto e indireto na vida em sociedade, sobretudo na tomada de decisões. Assim, o ensino da Estatística na educação básica está em desenvolver o pensamento reflexivo, crítico, habilidades para solucionar problemas e para análise de dados. É necessário que o currículo da educação básica reforce cada vez mais a importância para os estudantes de que o ensino da estatística em relação ao cidadãos e as mudanças que ocorrem no ambiente: regional, local, nacional e global. Nesse contexto, o ensino não é apenas um processo de transmissão de conteúdo, mas um processo de ensino e aprendizagem com a participação efetiva do aluno no ambiente escolar. A modelagem matemática traz a participação de todos os que fazem parte do cotidiano escolar, pois ela envolve a extração de um modelo matemático cujo interpretação será na linguagem usual. O objetivo desse livro é trabalhar a Modelagem Matemática no uso consciente da água utilizando o conceito de moda e média aritmética da Estatística, sob o ponto de vista didático mostrando ao estudantes que a matemática está presente em nossas vidas. O desenvolvimento deste livro está atrelado ao uso consciente da água que é algo abundante e essencial para sobrevivência na terra, seu uso consciente se faz necessário. A Organização das Nações unidas (ONU) que é uma organização internacional formada por países em trabalhar pela paz denominou o dia 22 de março o dia mundial da água, a proposta é conscientizar a população sobre o seu consumo. Atrelado a essa conscientização vamos utilizar o conceito da Estatística e mostrar aos estudantes que podemos economizar e usar este bem tão precioso usando praticas educativas. Portanto, a proposta desse material se direciona para os professores de matemática que queiram trabalhar estes conceitos nos ambientes escolares e aprender sobre o mesmo, ganhando habilidade e aprimorando os conhecimento relacionados. O docente ao utilizar terá o papel de mediador e auxiliador neste processo de ensino e aprendizagem, proporcionando para o mesmo: refletir, conscientizar, independência e autossuficiência na relação entre a matemática e o consumo consciente da água.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1149pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMédia aritméticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁgua.pt_BR
Título: dc.titleSABENDO USAR NÃO VAI FALTAR: A modelagem matemática no uso consciente da águapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais