MIA COUTO, POESIA E PROSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos Barros Faria de, Jacqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos Barros, Jacqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Jacqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-24T18:02:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-24T18:02:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMia Couto apresentação final revistapt_BR
identificador: dc.identifier.otherMia Couto, prosa e poesiapt_BR
identificador: dc.identifier.otherMia Couto poesia e prosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748462-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de formação “Mia Couto - prosa e poesia na educação das crianças”, ocorrida no dia 17/08/2023, na Fundação Municipal de Educação de Niterói, como formação de professores, realizada sob as bases da literatura moçambicana do griot contemporâneo, procurando trazer, com leveza e liberdade, momentos de reflexão e conversa sobre a necessidade do ser humano, desde a infância até a velhice, dizer-se pela palavra. Explorando a história de vida, alguns poemas e personagens dos textos do poeta e prosador, os professores viajaram até a África (de Língua Portuguesa) e, a partir deste caminho percorrido, tecendo memórias e reminiscências - por meio de questões e intervenções produzidas ao longo do processo - também, reconheceram contextos brasileiros e trajetórias pessoais, pois pela palavra convulsionamos o silenciamento de nossas vozes. Quando nos possibilitamos dizer, e a escuta é ativa e sensível, conseguimos traduzir encontros ancestrais e sagrados, intermediados pela potência do coletivo. Assim, aprendemos sempre. O outro é sempre uma porta de acesso ao aprendizado! O encontro considerou percepções discursivas do autor, referentes à guerra, ao nacionalismo, à religiosidade, à família, à dor e à morte. Pelas vias poéticas de sua obra, Mia Couto transpassa as possibilidades da língua e renova a estética da experiência do leitor com o texto, esquadrinhando seu sistema com a “oratura” (presença de textos da tradição oral, não alterados) e com a “oralitura” (textos que trazem a recriação da palavra oral dentro da produção do texto). Os mitos, as fábulas, os sonhos e as narrativas da tradição literária são recuperados e revisitados pelo autor, a fim de - pela ficção ou poeticamente - tocar o imaginário do povo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMia Couto; Griot; Educação; Formação docente; Educação Infantil.pt_BR
Título: dc.titleMIA COUTO, POESIA E PROSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePluralismo Religioso e Produção Curricular Antirracista na Educação Infantil - temas referenciados na Coordenação de Educação na Diferença (CEDIF) e aplicada aos docentes do Programa Criança na Crechept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinenão se aplicapt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons