Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos Barros Faria de, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos Barros, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Jacqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-24T18:02:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-24T18:02:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mia Couto apresentação final revista | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Mia Couto, prosa e poesia | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Mia Couto poesia e prosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de formação “Mia Couto - prosa e poesia na educação das crianças”, ocorrida no dia 17/08/2023, na Fundação Municipal de Educação de Niterói, como formação de professores, realizada sob as bases da literatura moçambicana do griot contemporâneo, procurando trazer, com leveza e liberdade, momentos de reflexão e conversa sobre a necessidade do ser humano, desde a infância até a velhice, dizer-se pela palavra. Explorando a história de vida, alguns poemas e personagens dos textos do poeta e prosador, os professores viajaram até a África (de Língua Portuguesa) e, a partir deste caminho percorrido, tecendo memórias e reminiscências - por meio de questões e intervenções produzidas ao longo do processo - também, reconheceram contextos brasileiros e trajetórias pessoais, pois pela palavra convulsionamos o silenciamento de nossas vozes. Quando nos possibilitamos dizer, e a escuta é ativa e sensível, conseguimos traduzir encontros ancestrais e sagrados, intermediados pela potência do coletivo. Assim, aprendemos sempre. O outro é sempre uma porta de acesso ao aprendizado! O encontro considerou percepções discursivas do autor, referentes à guerra, ao nacionalismo, à religiosidade, à família, à dor e à morte. Pelas vias poéticas de sua obra, Mia Couto transpassa as possibilidades da língua e renova a estética da experiência do leitor com o texto, esquadrinhando seu sistema com a “oratura” (presença de textos da tradição oral, não alterados) e com a “oralitura” (textos que trazem a recriação da palavra oral dentro da produção do texto). Os mitos, as fábulas, os sonhos e as narrativas da tradição literária são recuperados e revisitados pelo autor, a fim de - pela ficção ou poeticamente - tocar o imaginário do povo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mia Couto; Griot; Educação; Formação docente; Educação Infantil. | pt_BR |
Título: dc.title | MIA COUTO, POESIA E PROSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pluralismo Religioso e Produção Curricular Antirracista na Educação Infantil - temas referenciados na Coordenação de Educação na Diferença (CEDIF) e aplicada aos docentes do Programa Criança na Creche | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | não se aplica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MIA COUTO apresentação final revista 3. FME.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748462/2/MIA COUTO apresentação final revista 3. FME.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons