Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sampaio, Heleina Linhares de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Botton, Fernando Bagiotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-24T23:39:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-24T23:39:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | HELEINA LINHARES DE SAMPAIO.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ditadura civil-militar brasileira, retratada por meio das fotografias, constituem o tema geral da pesquisa. Nosso objeto compreende a leitura, interpretação, análise e uso crítico destas fotografias em sala de aula. Para isso, analisaremos fotografias de 1964 a 1972, estabelecendo entre elas uma análise centrada em seus elementos simbólicos e linguísticos: compreenderemos as fotografias produzidas no período por meio de duas perspectivas; a primeira enquanto uma imagética cívico-ufanista e a segunda como imagética de resistência. A revisão crítica sobre a necessidade de se entender e estudar a fotografia junto ao ensino de História encerra a primeira parte desta dissertação. Quanto a segunda parte, refere-se à análise das fotografias da época marcadas pelo conservadorismo político, compreendendo intensas disputas, a criação de um regime imagético de enaltecimentos e contestações. A abordagem em sala de aula sobre tal temática demanda a utilização de materiais de apoio pedagógico ancorados em referências acadêmicas e metodologias recentes que articulem a análise de fontes documentais para fomentar uma educação crítica. A terceira parte desta dissertação consiste em uma proposta de portfólio como material de apoio pedagógico para possível uso de professores e alunos da educação básica. Objetivamos que o discente e também o docente consigam realizar uma análise documental para a produção da história em sala de aula, para que tal experiência enseje a criticidade, a cidadania e uma percepção democrática acerca da necessidade de manutenção dos Direitos Humanos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura civil-militar brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de imagéticas | pt_BR |
Título: dc.title | POLITIZANDO O OLHAR ATRÁVES DE FOTOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: memórias e construções na Ditadura civil-militar brasileira de 1964 a 1972. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÒRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HELEINA LINHARES DE SAMPAIO.pdf | 15,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748446/2/HELEINA LINHARES DE SAMPAIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons