POLITIZANDO O OLHAR ATRÁVES DE FOTOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: memórias e construções na Ditadura civil-militar brasileira de 1964 a 1972.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSampaio, Heleina Linhares de-
Autor(es): dc.contributor.authorBotton, Fernando Bagiotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-24T23:39:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-24T23:39:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-07-
identificador: dc.identifier.otherHELEINA LINHARES DE SAMPAIO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748446-
Resumo: dc.description.abstractA ditadura civil-militar brasileira, retratada por meio das fotografias, constituem o tema geral da pesquisa. Nosso objeto compreende a leitura, interpretação, análise e uso crítico destas fotografias em sala de aula. Para isso, analisaremos fotografias de 1964 a 1972, estabelecendo entre elas uma análise centrada em seus elementos simbólicos e linguísticos: compreenderemos as fotografias produzidas no período por meio de duas perspectivas; a primeira enquanto uma imagética cívico-ufanista e a segunda como imagética de resistência. A revisão crítica sobre a necessidade de se entender e estudar a fotografia junto ao ensino de História encerra a primeira parte desta dissertação. Quanto a segunda parte, refere-se à análise das fotografias da época marcadas pelo conservadorismo político, compreendendo intensas disputas, a criação de um regime imagético de enaltecimentos e contestações. A abordagem em sala de aula sobre tal temática demanda a utilização de materiais de apoio pedagógico ancorados em referências acadêmicas e metodologias recentes que articulem a análise de fontes documentais para fomentar uma educação crítica. A terceira parte desta dissertação consiste em uma proposta de portfólio como material de apoio pedagógico para possível uso de professores e alunos da educação básica. Objetivamos que o discente e também o docente consigam realizar uma análise documental para a produção da história em sala de aula, para que tal experiência enseje a criticidade, a cidadania e uma percepção democrática acerca da necessidade de manutenção dos Direitos Humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura civil-militar brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de imagéticaspt_BR
Título: dc.titlePOLITIZANDO O OLHAR ATRÁVES DE FOTOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: memórias e construções na Ditadura civil-militar brasileira de 1964 a 1972.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÒRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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