A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O CONTEÚDO ESTRUTURA ATÔMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Santa Cruzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana do Prado Passo, Juscilaine-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus Silva Jr, Ademir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T20:15:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T20:15:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTACAO_REVISADA_Juscilaine_Vianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748242-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo a produção e validação de uma sequência didática sobre o conteúdo Estrutura Atômica com a contribuição da Teoria dos Códigos de Legitimação em sua dimensão semântica. Desenvolvida em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do sudoeste da Bahia, teve como objeto principal de estudo as falas dos participantes (professora e alunos) em aulas de Química, nas quais foram analisadas as variações da Densidade Semântica, código da dimensão semântica da TCL que se preocupa com o nível de complexidade dos significados. A professora regente das duas turmas também é a pesquisadora, cujo trabalho de pesquisa ocorreu em duas etapas principais: observação da primeira turma para coleta dos dados e o desenvolvimento da sequência didática na segunda turma. Na primeira etapa não tínhamos conhecimento da TCL e desenvolvemos as aulas de forma natural, coletando as falas dos participantes por meio de um gravador e fazendo anotações em um caderno para registro das impressões ao longo das aulas. Depois de um vasto estudo teórico acerca da TCL transcrevemos e analisamos os dados do primeiro momento de observação. Em seguida complementamos os estudos com investigações acerca das sequências didáticas, visto que produziríamos uma sequência de aulas sobre Estrutura Atômica. Partimos então para a segunda etapa na segunda turma de mesma série e faixa etária, porém com distância temporal significativa entre os dois momentos, desenvolvendo a sequência didática, gravando as falas dos participantes e seguindo com as análises dos dados coletados. Construímos um dispositivo de tradução da variação da Densidade Semântica para a análise dos dados das duas etapas e os resultados dessas análises foram úteis para delinear perfis semânticos representados em ondas semânticas. Obtivemos uma sequência didática, que contribuiu substancialmente para a prática pedagógica e promoveu a construção de ondas de DS com maior variação do que as aulas observadas anteriormente. Assim, a professora pode explorar recursos linguísticos que promoveram a construção de significados de maneira colaborativa e interativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,73 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O CONTEÚDO ESTRUTURA ATÔMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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