Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Santa Cruz | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana Santos, Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana Nogueira, Amélia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T18:40:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T18:40:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação FINAL Amélia S. Nogueira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho: “Explorando o aprendizado de química a partir do desenvolvimento de aplicativo via internet contendo vídeos editados para projeções holográficas bem como conteúdo apropriado ao ensino desta ciência”, emprega as novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para maximizar o entendimento abstrato exigido em alguns conteúdos de ciência, onde elementos visuais, interativos e de três dimensões são de muita relevância. Tais ferramentas associadas capacitam ao professor e aos alunos estarem em constante aprendizagem independentemente do lugar e hora, bastando acesso à internet e um celular, possibilitando o estudo de química de maneira mais assertiva. Este trabalho consiste no desenvolvimento e associação de quatro eixos principais: (1) construção da pirâmide para projeções holográficas; (2) edição de vídeos de conteúdo de química e ciências para formato que permita projeções holográficas; (3) desenvolvimento de aplicativo via internet para aparelhos de comunicação (smartphone, tablets e notebooks) e (4) apresentação dessas ferramentas educacionais para docentes e discentes do ensino médio afim de capitar suas impressões e considerações após serem devidamente demonstradas. (1) As pirâmides holográficas foram feitas de vários materiais de fácil acesso (acrílico, garrafa pet, etc) mas as que se portaram melhores foram a com folha de transparência e a de acetato pet transparente também (2) os vídeos foram editados usando-se recurso do Powerpoint para tanto agrupa-se quatro imagens em movimento no mesmo vídeo; (3) o aplicativo foi desenvolvido com base na plataforma gratuita kodular creator (https://www.kodular.io/creator), neste ambiente foi gerado todo código fonte do aplicativo, posteriormente, fez-se a configuração externa do aplicativo utilizando o banco de dados gratuito denominado Firebase (www.firebase.com.br) nesta plataforma é possível configurar externamente páginas Web, figuras, legendas. O aplicativo desenvolvido (https://play.google.com/store/apps/details?id=holograma.myapp) permite atualizações constantes, portanto, novos assuntos, novos vídeos e novas ideias oriundas de alunos e professores podem facilmente serem incorporados ao sistema, deixando-o constantemente atualizado; (4) em relação a demonstração das ferramentas aos docentes e aos discentes foi constatado, imediatamente, o efeito motivacional positivo, além do interesse em verificar todo o processo houve participação efetivamente na melhoria dessa ferramenta, ou seja, através da atualização do sistema levando-se em conta as sugestões pertinentes sugeridas por eles: alunos e docentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,06 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Holografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abstração | pt_BR |
Título: dc.title | EXPLORANDO O APRENDIZADO DE QUÍMICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO VIA INTERNET CONTENDO VÍDEOS EDITADOS PARA PROJEÇÕES HOLOGRÁFICAS BEM COMO CONTEÚDO APROPRIADO AO ENSINO DESTA CIÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons