EXPLORANDO O APRENDIZADO DE QUÍMICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO VIA INTERNET CONTENDO VÍDEOS EDITADOS PARA PROJEÇÕES HOLOGRÁFICAS BEM COMO CONTEÚDO APROPRIADO AO ENSINO DESTA CIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Santa Cruzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana Santos, Antonio-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana Nogueira, Amélia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T18:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T18:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação FINAL Amélia S. Nogueirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748239-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho: “Explorando o aprendizado de química a partir do desenvolvimento de aplicativo via internet contendo vídeos editados para projeções holográficas bem como conteúdo apropriado ao ensino desta ciência”, emprega as novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para maximizar o entendimento abstrato exigido em alguns conteúdos de ciência, onde elementos visuais, interativos e de três dimensões são de muita relevância. Tais ferramentas associadas capacitam ao professor e aos alunos estarem em constante aprendizagem independentemente do lugar e hora, bastando acesso à internet e um celular, possibilitando o estudo de química de maneira mais assertiva. Este trabalho consiste no desenvolvimento e associação de quatro eixos principais: (1) construção da pirâmide para projeções holográficas; (2) edição de vídeos de conteúdo de química e ciências para formato que permita projeções holográficas; (3) desenvolvimento de aplicativo via internet para aparelhos de comunicação (smartphone, tablets e notebooks) e (4) apresentação dessas ferramentas educacionais para docentes e discentes do ensino médio afim de capitar suas impressões e considerações após serem devidamente demonstradas. (1) As pirâmides holográficas foram feitas de vários materiais de fácil acesso (acrílico, garrafa pet, etc) mas as que se portaram melhores foram a com folha de transparência e a de acetato pet transparente também (2) os vídeos foram editados usando-se recurso do Powerpoint para tanto agrupa-se quatro imagens em movimento no mesmo vídeo; (3) o aplicativo foi desenvolvido com base na plataforma gratuita kodular creator (https://www.kodular.io/creator), neste ambiente foi gerado todo código fonte do aplicativo, posteriormente, fez-se a configuração externa do aplicativo utilizando o banco de dados gratuito denominado Firebase (www.firebase.com.br) nesta plataforma é possível configurar externamente páginas Web, figuras, legendas. O aplicativo desenvolvido (https://play.google.com/store/apps/details?id=holograma.myapp) permite atualizações constantes, portanto, novos assuntos, novos vídeos e novas ideias oriundas de alunos e professores podem facilmente serem incorporados ao sistema, deixando-o constantemente atualizado; (4) em relação a demonstração das ferramentas aos docentes e aos discentes foi constatado, imediatamente, o efeito motivacional positivo, além do interesse em verificar todo o processo houve participação efetivamente na melhoria dessa ferramenta, ou seja, através da atualização do sistema levando-se em conta as sugestões pertinentes sugeridas por eles: alunos e docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,06 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHolografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbstraçãopt_BR
Título: dc.titleEXPLORANDO O APRENDIZADO DE QUÍMICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO VIA INTERNET CONTENDO VÍDEOS EDITADOS PARA PROJEÇÕES HOLOGRÁFICAS BEM COMO CONTEÚDO APROPRIADO AO ENSINO DESTA CIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons