CATEGORIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O ‘TACB’ E A APLICAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Santa Cruzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento da Silva, Kellvin Jordan-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Ferreira, Márcio Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana Santos, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T20:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T20:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_PROFQUI - Kellvin Jordanpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748231-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo, o objetivo principal foi analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A abordagem adotada foi qualitativa, utilizando o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) e casos investigativos sobre separação de misturas. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o TACB aos alunos do 3º ano, identificando e caracterizando os níveis de alfabetização científica. Além disso, foram criados casos investigativos relacionados à química e aplicados aos estudantes para avaliar os níveis de letramento científico. A categorização dos níveis foi realizada por meio da avaliação dos indicadores de letramento científico utilizados em pesquisas anteriores com objetivos semelhantes. Os resultados revelaram a existência de alunos classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados, com base nos indicadores deste estudo, foram "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem au-xiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nessa área.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,97 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCasos Investigativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleCATEGORIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O ‘TACB’ E A APLICAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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