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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Santa Cruz | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento da Silva, Kellvin Jordan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Ferreira, Márcio Luis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana Santos, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T20:26:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T20:26:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_PROFQUI - Kellvin Jordan | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748231 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo, o objetivo principal foi analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A abordagem adotada foi qualitativa, utilizando o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) e casos investigativos sobre separação de misturas. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o TACB aos alunos do 3º ano, identificando e caracterizando os níveis de alfabetização científica. Além disso, foram criados casos investigativos relacionados à química e aplicados aos estudantes para avaliar os níveis de letramento científico. A categorização dos níveis foi realizada por meio da avaliação dos indicadores de letramento científico utilizados em pesquisas anteriores com objetivos semelhantes. Os resultados revelaram a existência de alunos classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados, com base nos indicadores deste estudo, foram "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem au-xiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nessa área. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,97 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Científico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Casos Investigativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | CATEGORIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O ‘TACB’ E A APLICAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
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