EXPRESSÕES DA ARTE DE PERFORMANCE NA ESCOLA PREZIDEU AMORIM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPupo, Andressa Pinto Oliveira Del-
Autor(es): dc.contributor.authorMalacarne, Robson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-17T12:45:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-17T12:45:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
identificador: dc.identifier.otherEXPRESSÕES DA ARTE DE PERFORMANCE NA ESCOLA PREZIDEU AMORIMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748137-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta pesquisa vinculado à linha de Práticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objeto analisar a Arte de Performance na escola Prezideu Amorim, localizada no bairro Bonfim no município de Vitória- ES. Escola que atende alunos do 1º ao 9º Ano, sendo a pesquisa desenvolvida com alunos do 9º Ano, que estão mais amadurecidos com o conteúdo e se voluntariaram a participar. A Arte de Performance é um desenvolvimento artístico da Arte Contemporânea, que é identificado no Brasil por volta dos anos 60, mesmo tendo movimentos anteriores a esse período, como às desenvolvidas por Flávio de Carvalho, que é tido como precursor desse tipo de arte no Brasil. Envolvendo as artes cênicas, músicas e as artes plásticas, mas indo muito além dessa junção, tendo o corpo como suporte artístico. Com um grupo de 10 alunas, utilizando a pesquisa qualitativa, a proposta foi analisar a reação desse grupo de alunas ao expor suas angústias e inquietações ao outro, ao observador por meio da performance. Pa análise dos dados coletados foram utilizados: a entrevista semiestruturada oral e a de questionário de perguntas abertas de forma escrita; foram observados os encontros realizados para entendimento e organização dos assuntos que foram abordados nas apresentações; a Arte de Performance realizada; o material audiovisual e o retorno das alunas quanto aos trabalhos artísticos. Como conclusão, foi possível observar que as alunas alcançaram seus objetivos nas atividades propostas, quanto a atuação no desenvolvimento de uma performance artística, trabalhada a partir de temas que provocam incômodo no meio em que estão inseridas, além de promover discussões a respeito da realidade que as envolvem e a produção de um material educativo para subsidiar novas experiências pedagógicas a partir da Arte de Performance. O material audiovisual resultou no produto educacional, a importância em produzi-lo se fez principalmente pela identificação que os alunos podem fazer, por ser um par no desenvolvimento artístico, podendo assim se identificar, pois não é um profissional, é um aluno como ele. Esse ficará à disposição, com finalidade educativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte de Performancept_BR
Título: dc.titleEXPRESSÕES DA ARTE DE PERFORMANCE NA ESCOLA PREZIDEU AMORIMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons