Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pupo, Andressa Pinto Oliveira Del | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malacarne, Robson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-17T12:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-17T12:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | EXPRESSÕES DA ARTE DE PERFORMANCE NA ESCOLA PREZIDEU AMORIM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748137 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta pesquisa vinculado à linha de Práticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objeto analisar a Arte de Performance na escola Prezideu Amorim, localizada no bairro Bonfim no município de Vitória- ES. Escola que atende alunos do 1º ao 9º Ano, sendo a pesquisa desenvolvida com alunos do 9º Ano, que estão mais amadurecidos com o conteúdo e se voluntariaram a participar. A Arte de Performance é um desenvolvimento artístico da Arte Contemporânea, que é identificado no Brasil por volta dos anos 60, mesmo tendo movimentos anteriores a esse período, como às desenvolvidas por Flávio de Carvalho, que é tido como precursor desse tipo de arte no Brasil. Envolvendo as artes cênicas, músicas e as artes plásticas, mas indo muito além dessa junção, tendo o corpo como suporte artístico. Com um grupo de 10 alunas, utilizando a pesquisa qualitativa, a proposta foi analisar a reação desse grupo de alunas ao expor suas angústias e inquietações ao outro, ao observador por meio da performance. Pa análise dos dados coletados foram utilizados: a entrevista semiestruturada oral e a de questionário de perguntas abertas de forma escrita; foram observados os encontros realizados para entendimento e organização dos assuntos que foram abordados nas apresentações; a Arte de Performance realizada; o material audiovisual e o retorno das alunas quanto aos trabalhos artísticos. Como conclusão, foi possível observar que as alunas alcançaram seus objetivos nas atividades propostas, quanto a atuação no desenvolvimento de uma performance artística, trabalhada a partir de temas que provocam incômodo no meio em que estão inseridas, além de promover discussões a respeito da realidade que as envolvem e a produção de um material educativo para subsidiar novas experiências pedagógicas a partir da Arte de Performance. O material audiovisual resultou no produto educacional, a importância em produzi-lo se fez principalmente pela identificação que os alunos podem fazer, por ser um par no desenvolvimento artístico, podendo assim se identificar, pois não é um profissional, é um aluno como ele. Esse ficará à disposição, com finalidade educativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de Performance | pt_BR |
Título: dc.title | EXPRESSÕES DA ARTE DE PERFORMANCE NA ESCOLA PREZIDEU AMORIM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons