Matemática básica: do planejamento da edificação de uma casa ao canteiro de obras

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Autor(es): dc.contributorUFSC - Florianópolispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartendal, Elaine Lyra-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-12T14:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-12T14:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherApostila_Elaine.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748056-
Resumo: dc.description.abstractNesta publicação, será apresentado um produto educacional concebido para apoiar os professores de matemática que atuam na Educação Básica, com foco particular no Ensino Fundamental - Anos Finais e consiste em um projeto elaborado com o intuito de facilitar o ensino dos conteúdos de maneira contextualizada, com aplicação prática no âmbito da construção civil, alinhado às habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É parte integrante da pesquisa conduzida no âmbito da Dissertação de Mestrado de Elaine Lyra Martendal, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sediado no campus de Florianópolis, sob a orientação da professora Drª. Maria Inez Cardoso Gonçalves. No contexto educacional contemporâneo, a integração de projetos nas aulas de matemática é essencial para uma formação integral dos estudantes. Ao adotar metodologias diversificadas, contextualizar os conteúdos e valorizar o conhecimento prático, é possível contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do estudante, uma vez que se mobilizam competências, habilidades, atitudes e valores necessários para enfrentar os desafios do cotidiano. Nesse sentido, estudar a edificação de uma residência, em toda sua complexidade, da escolha do terreno, ao canteiro de obras e arremates finais, apresenta-se como ambiente de aprendizagem que oferece uma oportunidade riquíssima para a realização de atividades contextualizadas, para a aplicação de diferentes metodologias, bem como para a exploração de uma ampla gama de conteúdos matemáticos. Esse contexto propicia também um planejamento interdisciplinar e a adoção de metodologias ativas de ensino, abordagens que reconhecem e valorizam o conhecimento prévio dos alunos, além de desenvolverem estratégias para o aprendizado independente e para a introdução de temas transversais. Seguindo esse pressuposto, esse documento busca criar situações autênticas que desafiem os alunos a encontrar estratégias e soluções para problemas reais, a partir do planejamento da edificação de uma residência e do seu respectivo canteiro de obras. A proposta pretende proporcionar aos estudantes uma compreensão tanto conceitual quanto prática dos conceitos matemáticos em áreas como aritmética, álgebra, geometria e estatística, além de viabilizar o desenvolvimento de temas transversais como cidadania, trabalho, saúde e meio ambiente. Destaca, ainda, a importância da incorporação da etnomatemática, que se fundamenta no conhecimento prático adquirido e transmitido ao longo das gerações por profissionais diversos, nesse caso, principalmente, os pedreiros, cujos saberes, enraizados na prática cotidiana e na tradição, oferecem uma perspectiva valiosa para o aprendizado matemático, pois demonstram a aplicação direta dos conceitos matemáticos em contextos reais de trabalho. Para a elaboração desta proposta, foram imprescindíveis o estudo detalhado de metodologias de ensino diversificadas; a compreensão aprofundada dos princípios da etnomatemática; a consideração cuidadosa para o desenvolvimento de atividades que estimulem o pensamento computacional; bem como, a exploração da elaboração de jogos como ferramenta de ensino. Conduziu-se, também, uma investigação minuciosa no âmbito da Engenharia Civil, com o intuito de assegurar que os conteúdos matemáticos e os temas transversais fossem abordados de maneira integrada e contextualizada em cenário tão específico. Tais cuidados se fizeram necessários, pois viabilizam a integração da matemática com o processo de planejamento e de edificação de uma residência, em toda a sua complexidade, em síntese, essa proposta de trabalho possibilita integrar os conceitos fundamentais da matemática com os essenciais no âmbito da construção civil. Além disso, nesse documento será compilado um conjunto de conceitos matemáticos, de conceitos relacionados à construção civil, além de materiais relevantes, cuja disponibilização aos professores visa facilitar e enriquecer o processo de pesquisa dos estudantes durante a execução do referido projeto em ambiente de sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEdificaçãopt_BR
Título: dc.titleMatemática básica: do planejamento da edificação de uma casa ao canteiro de obraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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