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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, ANDERSON DINIZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-12T12:59:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-12T12:59:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE EQUAÇÕES E PROBLEMAS DO 1º GRAU POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748055 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, que buscou responder a seguinte problemática: Quais são os possíveis impactos do desenvolvimento de uma sequência didática composta por atividades experimentais, na aprendizagem de resolução de equações e problemas do 1º grau com uma incógnita para estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Parauapebas/PA? Nesse sentido, o objetivo orientador do processo de investigação é: analisar os possíveis impactos do desenvolvimento de atividades experimentais à aprendizagem da resolução de problemas de equações do 1º grau com uma incógnita com estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Parauapebas/PA. Sendo que a abordagem metodológica usada para conduzir este estudo foi a Engenharia Didática da 2ª Geração. Ao comparar a análise a priori com a análise a posteriori, os resultados evidenciam o avanço positivo dos estudantes, indicando que a Sequência Didática foi eficaz na promoção da aprendizagem. Além disso, testes estatísticos, como o Teste Exato de Fisher e o Teste de Hipótese, ratificaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desempenho dos alunos, minimizando a influência dos fatores socioeconômicos em seu rendimento. Assim, o sucesso na implementação pode ser creditado à metodologia de ensino adotada, que se revelou como uma alternativa à tradicional rotina de sala de aula comumente encontrada na maioria das escolas. Dessa maneira, este trabalho resultou na criação de um Produto Educacional denominado "Sequência Didática para o Ensino de equações e problemas do primeiro grau por Atividades Experimentais". Esse produto é organizado e embasado em atividades experimentais e resolução de problemas, visando tornar a aprendizagem de resolução de equação e problemas do primeiro grau por parte dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, um processo mais compreensível aos mesmos, disponível em http://............................, com acesso livre | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4833 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equação do 1º grau | - |
Título: dc.title | O ENSINO DE EQUAÇÕES E PROBLEMAS DO 1º GRAU POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Anderson Diniz Pinheiro - Dissertação.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748055/1/Anderson Diniz Pinheiro - Dissertação.pdfDownload |
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