Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Dagmar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-12T14:02:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-12T14:02:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_drodrigues | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748041 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa O lugar da mulher na História da Filosofia e no ensino de filosofia no nível médio objetiva verificar a representatividade feminina na História da Filosofia analisando os livros didáticos no ensino médio, visando inserir outras filosofias na estrutura curricular do ensino médio além daquelas que tradicionalmente constam no componente curricular tradicional. Partimos do pressuposto de que, quando não há representatividade feminina no ensino de filosofia do nível médio, fica difícil chamar a atenção do alunado a se aprofundar em conhecimentos outros. A partir de análises das teorias apresentadas, discorreremos sobre a visão eurocêntrica e misógina de grandes teóricos sobre a figura feminina do decorrer da história, posteriormente apresentaremos grandes pensadoras e as barreiras que tiveram que ultrapassar para ter um pouco de espaço na filosofia, utilizando como fundamento teórico os livros: Filósofas: a presença das mulheres na filosofia e O que os filósofos pensam sobre as mulheres. Após fazer a análise nessa base teórica, trataremos da criação de um componente curricular, a saber, a eletiva intitulada Mulheres na História da Filosofia, incluída no catálogo de eletivas do Estado do Ceará, a fim de instigar os alunos e alunas a atentarem para que há possibilidade de aprendizagem sobre grandes mulheres pensadoras e também despertá-los (as) sobre a possibilidade de fazer outras filosofias que não só as que tradicionalmente estão inclusas no componente comum curricular, motivando-os (as) a se aprofundarem na busca por outras epistemes. Por fim, pretendemos também despertá-los(as) para as desigualdades, existentes entre homens e mulheres, pelas quais as mulheres tiveram que passar e superar desde a antiguidade aos tempos atuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 460 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | mulher | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | representatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história da filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | O LUGAR DA MULHER NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA E NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_drodrigues.pdf | 460,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748041/2/2024_dis_drodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons