O LUGAR DA MULHER NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA E NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Dagmar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-12T14:02:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-12T14:02:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_drodriguespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748041-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa O lugar da mulher na História da Filosofia e no ensino de filosofia no nível médio objetiva verificar a representatividade feminina na História da Filosofia analisando os livros didáticos no ensino médio, visando inserir outras filosofias na estrutura curricular do ensino médio além daquelas que tradicionalmente constam no componente curricular tradicional. Partimos do pressuposto de que, quando não há representatividade feminina no ensino de filosofia do nível médio, fica difícil chamar a atenção do alunado a se aprofundar em conhecimentos outros. A partir de análises das teorias apresentadas, discorreremos sobre a visão eurocêntrica e misógina de grandes teóricos sobre a figura feminina do decorrer da história, posteriormente apresentaremos grandes pensadoras e as barreiras que tiveram que ultrapassar para ter um pouco de espaço na filosofia, utilizando como fundamento teórico os livros: Filósofas: a presença das mulheres na filosofia e O que os filósofos pensam sobre as mulheres. Após fazer a análise nessa base teórica, trataremos da criação de um componente curricular, a saber, a eletiva intitulada Mulheres na História da Filosofia, incluída no catálogo de eletivas do Estado do Ceará, a fim de instigar os alunos e alunas a atentarem para que há possibilidade de aprendizagem sobre grandes mulheres pensadoras e também despertá-los (as) sobre a possibilidade de fazer outras filosofias que não só as que tradicionalmente estão inclusas no componente comum curricular, motivando-os (as) a se aprofundarem na busca por outras epistemes. Por fim, pretendemos também despertá-los(as) para as desigualdades, existentes entre homens e mulheres, pelas quais as mulheres tiveram que passar e superar desde a antiguidade aos tempos atuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent460 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmulherpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrepresentatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória da filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleO LUGAR DA MULHER NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA E NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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