Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tôrres, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T13:41:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T13:41:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_fmtorres | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de nosso trabalho parte do pressuposto de que a música pode ser um recurso didático para uma boa aprendizagem em relação ao ensino de filosofia no nível fundamental, com destaque aos alunos de 9º ano, e assim atrair a atenção dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e suas habilidades para o pensar reflexivo filosófico. O presente estudo demonstra que é possível ofertar a musicalização como um instrumento de ensino facilitador para apreciação dos conteúdos de Filosofia nesta etapa de ensino. Para tanto, surge a necessidade de fomentar a pesquisa através das experiências do Programa de Filosofia para crianças desenvolvido por Matthew Lipman: “A Filosofia vai à Escola”, uma abordagem do ensino de filosofia na educação básica. Por outro viés, analisaremos como base a importância da Filosofia em sala de aula, pela compreensão e perspectiva da Profª. Drª Lídia Maria Rodrigo, com sua extensa experiência sobre os problemas teóricos e práticos do ensino de filosofia. Por conseguinte, faremos análise e abordaremos da experiência realizada do ensino de Filosofia numa escola localizada no distrito de São Bento, em Pacatuba/CE, lócus da pesquisa, onde sua contextualização educativa foi desempenhada com a utilização da música com os conteúdos de filosofia em sala de aula. Demonstraremos portanto, a importância da música através dos diários de atividades, na aprendizagem significativa dos jovens com a inovação desse recurso metodológico aliado às aulas de filosofia, no qual aguça a linguagem e o pensamento investigativo dos alunos no seu agir com o mundo, que para o pensamento do filósofo Schopenhauer representa, e tem como fim, o “despertar” numa linguagem diferente, lúdica do conhecimento das ideias como libertação de sentimentos, ou seja, uma nova reflexão e perspectiva que instiga o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos nossos jovens da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jovens | pt_BR |
Título: dc.title | A INFLUÊNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_fmtorres.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747897/2/2024_dis_fmtorres.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons