A INFLUÊNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTôrres, Fabiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-07T13:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-07T13:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-09-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_fmtorrespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747897-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de nosso trabalho parte do pressuposto de que a música pode ser um recurso didático para uma boa aprendizagem em relação ao ensino de filosofia no nível fundamental, com destaque aos alunos de 9º ano, e assim atrair a atenção dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e suas habilidades para o pensar reflexivo filosófico. O presente estudo demonstra que é possível ofertar a musicalização como um instrumento de ensino facilitador para apreciação dos conteúdos de Filosofia nesta etapa de ensino. Para tanto, surge a necessidade de fomentar a pesquisa através das experiências do Programa de Filosofia para crianças desenvolvido por Matthew Lipman: “A Filosofia vai à Escola”, uma abordagem do ensino de filosofia na educação básica. Por outro viés, analisaremos como base a importância da Filosofia em sala de aula, pela compreensão e perspectiva da Profª. Drª Lídia Maria Rodrigo, com sua extensa experiência sobre os problemas teóricos e práticos do ensino de filosofia. Por conseguinte, faremos análise e abordaremos da experiência realizada do ensino de Filosofia numa escola localizada no distrito de São Bento, em Pacatuba/CE, lócus da pesquisa, onde sua contextualização educativa foi desempenhada com a utilização da música com os conteúdos de filosofia em sala de aula. Demonstraremos portanto, a importância da música através dos diários de atividades, na aprendizagem significativa dos jovens com a inovação desse recurso metodológico aliado às aulas de filosofia, no qual aguça a linguagem e o pensamento investigativo dos alunos no seu agir com o mundo, que para o pensamento do filósofo Schopenhauer representa, e tem como fim, o “despertar” numa linguagem diferente, lúdica do conhecimento das ideias como libertação de sentimentos, ou seja, uma nova reflexão e perspectiva que instiga o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos nossos jovens da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjovenspt_BR
Título: dc.titleA INFLUÊNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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