
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Mariana da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T15:11:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T15:11:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747877 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objeto a temática indígena no ensino de História na educação básica, buscando compreender como a abordagem da temática é contemplada nas formações continuadas direcionadas aos professores da educação básica em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Para chegar a esta compreensão, destaca-se os seguintes objetivos específicos: levantar e analisar por meio de revisão literária, a construção historiográfica da história dos povos indígenas, a representação dessas populações nos livros didáticos e nos referenciais curriculares, com ênfase no que concerne à Lei nº. 11.645/2008. Como percurso metodológico, realizou-se a revisão de literatura, análise documental (Leis, Medidas Provisórias, Referenciais Curriculares oficiais, nacional e regional) e dos livros didáticos, com critério de seleção para antes e depois da Lei nº 11.645, de 2008. Esta pesquisa ancora-se nas ideias de autores referências da perspectiva decolonial, como Mignolo (1999) Walsh (2002), Mignolo (2003), Macena (2018), Macena; Landa (2019). O trabalho conta com a elaboração de um guia (em forma de e-book) com vistas a auxiliar didaticamente os professores da rede básica de ensino. Este compõe uma formação continuada, que poderá ser lido em Tablets, celulares, notebooks – recursos que auxiliam a dinâmica vida do docente - que será divulgado aos professores da rede básica de ensino, acerca de temática indígena no ensino de História, corresponde à perspectiva decolonial e em atendimento à Lei nº 11.645, de 2008. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Povos indígenas. Formação Continuada. Lei 11.645/2008 | pt_BR |
| Título: dc.title | A TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MAriana Falcão - dissertação final (1).pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747877/2/MAriana Falcão - dissertação final (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons