A TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Mariana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-07T15:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-07T15:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherA TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747877-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objeto a temática indígena no ensino de História na educação básica, buscando compreender como a abordagem da temática é contemplada nas formações continuadas direcionadas aos professores da educação básica em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Para chegar a esta compreensão, destaca-se os seguintes objetivos específicos: levantar e analisar por meio de revisão literária, a construção historiográfica da história dos povos indígenas, a representação dessas populações nos livros didáticos e nos referenciais curriculares, com ênfase no que concerne à Lei nº. 11.645/2008. Como percurso metodológico, realizou-se a revisão de literatura, análise documental (Leis, Medidas Provisórias, Referenciais Curriculares oficiais, nacional e regional) e dos livros didáticos, com critério de seleção para antes e depois da Lei nº 11.645, de 2008. Esta pesquisa ancora-se nas ideias de autores referências da perspectiva decolonial, como Mignolo (1999) Walsh (2002), Mignolo (2003), Macena (2018), Macena; Landa (2019). O trabalho conta com a elaboração de um guia (em forma de e-book) com vistas a auxiliar didaticamente os professores da rede básica de ensino. Este compõe uma formação continuada, que poderá ser lido em Tablets, celulares, notebooks – recursos que auxiliam a dinâmica vida do docente - que será divulgado aos professores da rede básica de ensino, acerca de temática indígena no ensino de História, corresponde à perspectiva decolonial e em atendimento à Lei nº 11.645, de 2008.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história. Povos indígenas. Formação Continuada. Lei 11.645/2008pt_BR
Título: dc.titleA TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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