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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Mariana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T15:11:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T15:11:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | A TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747877 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objeto a temática indígena no ensino de História na educação básica, buscando compreender como a abordagem da temática é contemplada nas formações continuadas direcionadas aos professores da educação básica em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Para chegar a esta compreensão, destaca-se os seguintes objetivos específicos: levantar e analisar por meio de revisão literária, a construção historiográfica da história dos povos indígenas, a representação dessas populações nos livros didáticos e nos referenciais curriculares, com ênfase no que concerne à Lei nº. 11.645/2008. Como percurso metodológico, realizou-se a revisão de literatura, análise documental (Leis, Medidas Provisórias, Referenciais Curriculares oficiais, nacional e regional) e dos livros didáticos, com critério de seleção para antes e depois da Lei nº 11.645, de 2008. Esta pesquisa ancora-se nas ideias de autores referências da perspectiva decolonial, como Mignolo (1999) Walsh (2002), Mignolo (2003), Macena (2018), Macena; Landa (2019). O trabalho conta com a elaboração de um guia (em forma de e-book) com vistas a auxiliar didaticamente os professores da rede básica de ensino. Este compõe uma formação continuada, que poderá ser lido em Tablets, celulares, notebooks – recursos que auxiliam a dinâmica vida do docente - que será divulgado aos professores da rede básica de ensino, acerca de temática indígena no ensino de História, corresponde à perspectiva decolonial e em atendimento à Lei nº 11.645, de 2008. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Povos indígenas. Formação Continuada. Lei 11.645/2008 | pt_BR |
Título: dc.title | A TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO O SILÊNCIAMENTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MAriana Falcão - dissertação final (1).pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747877/2/MAriana Falcão - dissertação final (1).pdfDownload |
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