Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Arruda, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-06T17:43:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-06T17:43:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Daniel Leda de Arruda UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747870 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como proposta ampliar as dimensões de Ensino de História da Balaiada com o apoio didático das histórias em quadrinhos na sala de aula, em especial como fonte histórica para problematizar conceitos, temporalidades, sujeitos e espaços, a fim de conectar os estudos em torno da História Regional às reflexões dos discursos e das representações da Balaiada em 2024. Como um percurso analítico e metodológico, os elementos presentes na linguagem dos quadrinhos, como o uso dos balões, os traços dos desenhos e sua intenção cômica ou dramática, servem não apenas como uma reprodução de fatos, mas consequentemente como uma ponte de inquietações para se entender a política imperial oitocentista, revoltas populares, racialidade, classe e gênero. Para isso, foram realizadas experiências em torno da análise e produção de quadrinhos sobre a Balaiada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliza Moreira Ferraz, em Formosa da Serra Negra – MA, destacando aportes metodológicos e teóricos que contribuíram para a criação da série de tirinhas “Balayôs” por parte dos estudantes. Por fim, foi elaborado uma sequência didática contendo abordagens de análise e criação de tirinhas no âmbito do Ensino de História da Balaiada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17.911 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Balaiada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | Dos Balaios às Tirinhas: o Ensino de História da Balaiada por meio dos quadrinhos em Formosa da Serra Negra - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniel Leda de Arruda UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2024 | 17,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747870/2/Daniel Leda de Arruda UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons