A obra fílmica como recurso didático: o filme Lutero na compreensão da transição do medievo para o moderno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Júnior, José Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-06T17:53:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-06T17:53:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherJosé Maria Silva Miranda Júniorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747849-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa objetiva um estudo das potencialidades didáticas do cinema para o Ensino de História. Para tal objetivo, optamos pelo filme Lutero, que debate sobre a Reforma Protestante e a época moderna. A primeira parte da dissertação aborda a origem do cinema e seu primeiro impacto na sociedade, assim como uma análise do filme como possibilidade de recurso pedagógico no Ensino de História na educação básica. Neste sentido, apresentamos autores como Marc Ferro que aborda o cinema e sua perspectiva de ensino. O segundo tema aborda o filme e a Reforma, fazendo uma abordagem da discussão histórica da Reforma Protestante e o filme Lutero (2003). O capítulo terceiro se debruça na possibilidade de análise do filme no ensino de história em sala de aula, utilizando o conceito de Rüsen de consciência histórica. A pesquisa propõe um debate final, visando abordar as várias faces do filme: A “Cristandade medieval”, a “Intolerância religiosa”, “Centralização Política”, a “Guerra camponesa”. Essa divisão em temas adota a postura perspectivista, possibilitando aos educandos compreender a gênese da época moderna em algumas faces.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.555 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReforma protestantept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e cinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Título: dc.titleA obra fílmica como recurso didático: o filme Lutero na compreensão da transição do medievo para o modernopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
José Maria Silva Miranda Júnior UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20242,55 MBAdobe PDF/bitstream/capes/747849/2/José Maria Silva Miranda Júnior UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons