Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Katia Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T00:05:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T00:05:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Katia_Alves_de_Sá_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa corresponde a uma produção dissertativa apresentada ao Programa do Mestrado Profissional em Rede (PROFSOCIO-UVA), para a obtenção do título de mestra em Sociologia. Seu objetivo é perceber o lugar da governamentalidade neoliberal nos projetos de vida dos jovens e no papel desempenhado pela escola, no tocante à formação dos estudantes para o mundo do trabalho. A questão central que norteou o desenvolvimento desta pesquisa esteve em analisar e compreender os condicionamentos neoliberais na gestão dos projetos de vida dos estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas Profissionalizantes do Estado do Ceará. Referenciamo-nos teoricamente acerca do fenômeno do neoliberalismo, com ênfase em suas implicações na educação. Nossas análises partiram da abordagem de Foucault e de seu diálogo com Laval, Dardot, Mészáros, Antunes, Safatle e Han, para a fundamentação da perspectiva teórica e conceitual. Para tanto, adentramos na contextualização das transformações socioeconômicas do sistema capitalista e das funções do processo educacional na proposta de formação de capital humano para as novas configurações produtivas. Metodologicamente foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas análises documentais em torno do componente curricular Projeto de Vida e seu material didático. As técnicas de pesquisa utilizadas foram entrevistas semiestruturadas com 16 estudantes e a observação-participante. O período desta pesquisa foi o interstício entre agosto de 2022 e junho de 2023. No contexto da gramática social, determinada pelas estratégias de governança neoliberal, que pretendem regulamentar as condutas, as emoções e as subjetividades, os jovens buscam ascender socialmente, construindo planos para o futuro e são cientes de que, para alcançarem melhores condições de vida, necessitam da interrelação com as dinâmicas normativas demandadas pelo mercado de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,79 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA E OS JOVENS: O NEOLIBERALISMO NA GESTÃO DE PROJETOS DE VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC DA KÁTIA ALVES DE SÁ - Kátia de Sá (1).pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747824/2/TCC DA KÁTIA ALVES DE SÁ - Kátia de Sá (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons