Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Antonia Lidiane Almeida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T00:02:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T00:02:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Antonia_Lidiane_Almeida_de_Lima_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747822 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre “competências socioemocionais” e a política educacional neoliberal em uma escola estadual de educação profissional (EEEP) do estado do Ceará. O objetivo geral é analisar a relação entre as “competências socioemocionais” e a política educacional neoliberal, a partir do projeto “Diálogos Socioemocionais”, desenvolvido nas aulas da disciplina Formação para a Cidadania, na escola-campo. A ideia inicial se deu a partir da necessidade de discutir e compreender a intencionalidade de órgãos privados em apoiar e auxiliar a escrita de documentos que norteiam a educação básica brasileira, orientando o sistema público de ensino do estado do Ceará na gestão da educação e na produção e execução do currículo do ensino médio. De metodologia predominantemente qualitativa, este estudo contou com análise de documentos, observação direta de aulas da disciplina de Formação para a Cidadania e entrevistas semiestruturadas realizadas com o diretor/a, o/a professor/a da disciplina e com coordenadores/as do projeto Diálogos Socioemocionais na escola-campo. Como conclusão geral, a pesquisa revelou que a educação escolar, no Ceará e no Brasil, tem sido norteada pelo projeto de formação de sujeitos neoliberais ou neosujeitos, especialmente com a pretensão de desenvolver nos jovens as chamadas “competências socioecomocionais” para que se adequem às estruturas da sociedade capitalista neoliberal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
Título: dc.title | A RELAÇÃO ENTRE “COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” E POLÍTICA EDUCACIONAL NEOLIBERAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DO CEARÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons