A RELAÇÃO ENTRE “COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” E POLÍTICA EDUCACIONAL NEOLIBERAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DO CEARÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Antonia Lidiane Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-05T00:02:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-05T00:02:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Antonia_Lidiane_Almeida_de_Lima_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747822-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre “competências socioemocionais” e a política educacional neoliberal em uma escola estadual de educação profissional (EEEP) do estado do Ceará. O objetivo geral é analisar a relação entre as “competências socioemocionais” e a política educacional neoliberal, a partir do projeto “Diálogos Socioemocionais”, desenvolvido nas aulas da disciplina Formação para a Cidadania, na escola-campo. A ideia inicial se deu a partir da necessidade de discutir e compreender a intencionalidade de órgãos privados em apoiar e auxiliar a escrita de documentos que norteiam a educação básica brasileira, orientando o sistema público de ensino do estado do Ceará na gestão da educação e na produção e execução do currículo do ensino médio. De metodologia predominantemente qualitativa, este estudo contou com análise de documentos, observação direta de aulas da disciplina de Formação para a Cidadania e entrevistas semiestruturadas realizadas com o diretor/a, o/a professor/a da disciplina e com coordenadores/as do projeto Diálogos Socioemocionais na escola-campo. Como conclusão geral, a pesquisa revelou que a educação escolar, no Ceará e no Brasil, tem sido norteada pelo projeto de formação de sujeitos neoliberais ou neosujeitos, especialmente com a pretensão de desenvolver nos jovens as chamadas “competências socioecomocionais” para que se adequem às estruturas da sociedade capitalista neoliberal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
Título: dc.titleA RELAÇÃO ENTRE “COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” E POLÍTICA EDUCACIONAL NEOLIBERAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DO CEARÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons