Aprendizagens e sociabilidades entre a escola tradicional e o ciberespaço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Antonio Aparecido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-05T15:21:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-05T15:21:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Antonio_Aparecido_Teixeira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747810-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de natureza exploratória verificou como o atual processo de socialização, principalmente o resultante da utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) que caracterizam o ciberespaço, relaciona-se com o interesse e desempenho dos jovens alunos do Ensino Médio na educação estadual básica de São Paulo. Foi usada a metodologia de análise qualitativa com as técnicas da pesquisa bibliográfica, recorrendose a autores que analisam o papel da escola enquanto uma das principais instituições socializadoras nas sociedades contemporâneas e também da observação direta extensiva com aplicação de um questionário para a obtenção de dados sobre os tipos de usos que os jovens alunos fazem das TIC. O desenvolvimento do presente trabalho permitiu notar um fenômeno no qual ocorreu a substituição da prática da narrativa, existente na Europa durante o período medieval, entendida como representante de uma forma de conhecimento coletivo que permitia a interação entre o sujeito que narrava e a sua plateia, prática que podia resultar na apropriação do conhecimento sobre a sociedade que fosse distinto ao do senso comum, porém com o desenvolvimento da sociedade industrial capitalista se criou um modo de vida urbano e cada vez mais individualizado no qual os fatos se tornavam descartáveis ao serem apresentados no formato de informação/notícia pela imprensa. Essa situação, por analogia, pode ser considerada similar a encontrada pelo Ensino de Sociologia na Educação Básica, pois ao se deparar com a crescente utilização das TIC que reiteram a imediatez das relações sociais em nosso cotidiano, torna-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para que as aulas proporcionem o conhecimento objetivado na sua proposta de desnaturalização e estranhamento do olhar diante dos fenômenos sociais. Constatou-se entre os jovens alunos participantes da enquete que as TIC no ambiente da escola tradicional melhora o aprendizado e também existe um movimento de procura por novos espaços de sociabilidades onde manifestem a sua condição juvenil e tenham algum tipo de aprendizagem com a utilização dos recursos existentes no ciberespaço. No entanto, preferem realizar cursos e interagir de forma presencial, resultados não previstos nas hipóteses que as sociabilidades desenvolvidas por meio das TIC estejam relacionadas com os elevados índices de evasão e o desempenho escolar insatisfatório, tampouco que as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola tradicional se mantêm interessantes e gerando significados para os jovens alunos. Mesmo diante do caráter exploratório, concluiu-se que embora as TIC sejam valiosas para a aprendizagem dos alunos, não substituem as sociabilidades presenciais, porém outros estudos se fazem necessários para a obtenção de dados que favoreçam novos entendimentos sobre o problema analisado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCondição juvenilpt_BR
Título: dc.titleAprendizagens e sociabilidades entre a escola tradicional e o ciberespaçopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons