Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Antonio Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T15:21:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T15:21:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Antonio_Aparecido_Teixeira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747810 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa de natureza exploratória verificou como o atual processo de socialização, principalmente o resultante da utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) que caracterizam o ciberespaço, relaciona-se com o interesse e desempenho dos jovens alunos do Ensino Médio na educação estadual básica de São Paulo. Foi usada a metodologia de análise qualitativa com as técnicas da pesquisa bibliográfica, recorrendose a autores que analisam o papel da escola enquanto uma das principais instituições socializadoras nas sociedades contemporâneas e também da observação direta extensiva com aplicação de um questionário para a obtenção de dados sobre os tipos de usos que os jovens alunos fazem das TIC. O desenvolvimento do presente trabalho permitiu notar um fenômeno no qual ocorreu a substituição da prática da narrativa, existente na Europa durante o período medieval, entendida como representante de uma forma de conhecimento coletivo que permitia a interação entre o sujeito que narrava e a sua plateia, prática que podia resultar na apropriação do conhecimento sobre a sociedade que fosse distinto ao do senso comum, porém com o desenvolvimento da sociedade industrial capitalista se criou um modo de vida urbano e cada vez mais individualizado no qual os fatos se tornavam descartáveis ao serem apresentados no formato de informação/notícia pela imprensa. Essa situação, por analogia, pode ser considerada similar a encontrada pelo Ensino de Sociologia na Educação Básica, pois ao se deparar com a crescente utilização das TIC que reiteram a imediatez das relações sociais em nosso cotidiano, torna-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para que as aulas proporcionem o conhecimento objetivado na sua proposta de desnaturalização e estranhamento do olhar diante dos fenômenos sociais. Constatou-se entre os jovens alunos participantes da enquete que as TIC no ambiente da escola tradicional melhora o aprendizado e também existe um movimento de procura por novos espaços de sociabilidades onde manifestem a sua condição juvenil e tenham algum tipo de aprendizagem com a utilização dos recursos existentes no ciberespaço. No entanto, preferem realizar cursos e interagir de forma presencial, resultados não previstos nas hipóteses que as sociabilidades desenvolvidas por meio das TIC estejam relacionadas com os elevados índices de evasão e o desempenho escolar insatisfatório, tampouco que as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola tradicional se mantêm interessantes e gerando significados para os jovens alunos. Mesmo diante do caráter exploratório, concluiu-se que embora as TIC sejam valiosas para a aprendizagem dos alunos, não substituem as sociabilidades presenciais, porém outros estudos se fazem necessários para a obtenção de dados que favoreçam novos entendimentos sobre o problema analisado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Condição juvenil | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagens e sociabilidades entre a escola tradicional e o ciberespaço | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
teixeira_aa_me_mar.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747810/2/teixeira_aa_me_mar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons