DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COM AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO – PARANAVAÍ – PR EM 2022

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaiva, José Juliano Fumagalli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ José_Juliano_Fumagalli_Paiva_Outrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747716-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo elaborar e executar uma Intervenção Pedagógica pautada em uma Educação antirracista no Ensino de Sociologia para as juventudes do Ensino Médio de uma instituição de ensino da educação básica do Paraná. Foi elaborada uma sequência didática com o intuito de trabalhar o tema “educação antirracista”. As aulas foram desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2022. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação. Para o embasamento teórico foram considerados os estudos de Nascimento (1978), Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciaise Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Munanga (2005), Munanga e Gomes (2006), Diwan (2007), Santos (2009), Quijano (2009), Gomes (2011), Galdino (2017), Sanches (2017), Campos (2017), Gomes (2017), Walsh (2019), IBGE (2019), Ribeiro (2019), Almeida(2020), Borges (2020) e outros.Os dados obtidos ao longo do processo foram descritivos, sendo obtidos de diversas maneiras, como por meio de notas de campo, rodas de conversas, fotografias, vídeos, descrição de relatos, dentre outros. Os resultados da aplicação da intervenção pedagógica possibilitaram uma reflexão sobre a prática docente do professor/pesquisador no Ensino de Sociologia e acredita-se que possam contribuir com outros professores da educação básica, sobretudo da área de Ciências Humanas, fornecendo sugestõesde atividades, recursos e estratégias didáticas concretas a serem realizadas no chão da escola no que se refere a abordagem do tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,24 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracista;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COM AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO – PARANAVAÍ – PR EM 2022pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons