TCC_Ana_Paula_de_Melo_Correa_Dissertacao

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrea, Ana Paula de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T12:52:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T12:52:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Ana_Paula_de_Melo_Correa_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747714-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral do trabalho foi discutir a construção dos dados sobre abandono e evasão escolar e as estratégias para seu enfrentamento empreendidas pelo colégio estadual João Turin, localizado no Município de São Sebastião da Amoreira, no estado do Paraná. Da análise, pretendeu-se sugerir a reflexão sobre as estratégias de enfrentamento à evasão escolar a partir de uma discussão mais ampla sobre permanência. No estudo foi aplicado um delineamento do tipo levantamento, com abordagem metodológica qualitativa, predominantemente descritiva, adotando os métodos da pesquisa bibliográfica e da análise de fontes. Foram realizadas: análise documental do Programa de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão, criado em 2018, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED- PR) e do Programa Político Pedagógico (PPP) do Colégio; e análise dos dados sobre abandono e evasão do Colégio João Turin, produzidos pelo Sistema Educacional da Rede de Proteção – SERP, no período de entre 2020 e 2023. A discussão proposta foi realizada em diálogo com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica na perspectiva de Dermeval Saviani e com as reflexões sobre Processo Civilizador do sociólogo Norbert Elias. Em relação às estratégias empreendidas para o enfrentamento ao abandono e à evasão, o trabalho mostrou que as ações delegadas às escolas, pelo Programa, dizem respeito aos mecanismos de controle das frequências e das infrequências e das consequências dos resultados, que recaem sobre as famílias. Há uma continuidade nos modos de se produzir dados sobre abandono e evasão (e nas ações propostas para a solução do problema) que reforça a cobrança dos sujeitos, famílias e unidade escolar pela “presença” dos estudantes na escola, e retiram de cena o Estado e, portanto, a SEED-PR como o responsável pelas políticas educacionais e, com efeito, como o principal agente no enfrentamento ao problema da evasão escolar. A permanência, nessa lógica, torna-se consequência dos mecanismos de vigilância e controle da evasão e do abandono, e não como condições que evitariam o abandono e a evasão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPermanênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvasãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
Título: dc.titleTCC_Ana_Paula_de_Melo_Correa_Dissertacaopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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