Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Kamilla Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-31T13:35:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-31T13:35:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Kamilla_Rocha_Ferreira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747674 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo teve como foco a análise das condições de trabalho dos/as professores/as de Sociologia, em Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba, em tempos de distanciamento social, refletindo sobre como as demandas do ensino remoto afetaram a aprendizagem da disciplina, a partir da experiência vivenciada por professores/as e estudantes nesse cenário. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental. Considerando a abordagem e o tipo de pesquisa escolhido, elegemos o relato de experiência como importante fonte, e enquanto técnicas de coleta de dados, o questionário e a entrevista. Os resultados da investigação indicaram que o ensino remoto aprofundoua precarização do trabalho dos/as professores/as de Sociologia, revelando o processo de alienação que o trabalho docente assume nesse contexto. Esse fenômeno acabou afetando a aprendizagem dos/as alunos/as, submetidos tambéma condições precárias de estudo. Objetivando um maior destaque da disciplina de Sociologia e levando em consideração as problemáticas apresentadas, propomos após o desenvolvimento da pesquisa, a realização de uma intervenção pedagógica a partir da elaboração de uma disciplina eletiva, a ser ministrada nas ECIs, a fim de fortalecer a presença da Sociologia tanto no ensino presencial, quanto no ensino remoto. Apresentando um panorama desse modelo de ensino, no contexto da pandemia, o estudo expressa as condições de trabalho docente durante o isolamento social, ao mesmo tempo que revela as dificuldades sofridas pelos estudantes, abrindo espaço para um debate mais profundo sobre como enfrentar as adversidades e desafios que foram postos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,71 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Precarização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE ACERCA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E SEU IMPACTO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: