O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE ACERCA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E SEU IMPACTO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Kamilla Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-31T13:35:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-31T13:35:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Kamilla_Rocha_Ferreira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747674-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como foco a análise das condições de trabalho dos/as professores/as de Sociologia, em Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba, em tempos de distanciamento social, refletindo sobre como as demandas do ensino remoto afetaram a aprendizagem da disciplina, a partir da experiência vivenciada por professores/as e estudantes nesse cenário. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental. Considerando a abordagem e o tipo de pesquisa escolhido, elegemos o relato de experiência como importante fonte, e enquanto técnicas de coleta de dados, o questionário e a entrevista. Os resultados da investigação indicaram que o ensino remoto aprofundoua precarização do trabalho dos/as professores/as de Sociologia, revelando o processo de alienação que o trabalho docente assume nesse contexto. Esse fenômeno acabou afetando a aprendizagem dos/as alunos/as, submetidos tambéma condições precárias de estudo. Objetivando um maior destaque da disciplina de Sociologia e levando em consideração as problemáticas apresentadas, propomos após o desenvolvimento da pesquisa, a realização de uma intervenção pedagógica a partir da elaboração de uma disciplina eletiva, a ser ministrada nas ECIs, a fim de fortalecer a presença da Sociologia tanto no ensino presencial, quanto no ensino remoto. Apresentando um panorama desse modelo de ensino, no contexto da pandemia, o estudo expressa as condições de trabalho docente durante o isolamento social, ao mesmo tempo que revela as dificuldades sofridas pelos estudantes, abrindo espaço para um debate mais profundo sobre como enfrentar as adversidades e desafios que foram postos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,71 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE ACERCA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E SEU IMPACTO NO ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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