A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE SOCIOLOGIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM CAMARAGIBE - PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thiago Costa Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-30T14:30:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-30T14:30:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Thiago_Costa_Martins_da_Silva _ intervencao pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747642-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho está para uma proposta de intervenção pedagógica, cuja mesma tem como objetivo verificar a presença e a influência da música na construção da formação de estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Sociologia da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Carlos Frederico do Rego Maciel, da Rede Pública Estadual de Ensino, situada no Município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (Pernambuco). Para tanto, a intervenção se deu em aulas da disciplina Eletiva – O Ensino de Sociologia através da Música, por mim oferecida. O planejamento e o desenvolvimento desta intervenção pedagógica ocorreram em três etapas: a primeira construiu-se a partir da formação de uma turma com 26 estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio, de forma optativa, donde a inscrição em eletiva (disciplina originada da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Lei 13.415/17) fora ofertada na referida unidade de ensino a partir do primeiro semestre do ano de 2022, sendo as análises aqui trabalhadas no recorte do segundo semestre do ano em questão. No segundo momento, tivemos a parte didático-pedagógica que consistiu das aulas ministradas durante um semestre. As aulas ministradas contribuíram para a construção do currículo da disciplina eletiva com participação efetiva dos estudantes no intuito de relatarem e avaliarem o processo de aprendizagem quanto à relação música – Ensino de Sociologia, momento esse que descrevo no percurso deste trabalho. O método utilizado foi o qualitativo, segundo preconizado por Flick (2013), quando defende o seu uso por ser o mais adequado para a investigação sobre a opinião, costumes ou características de um determinado grupo de pessoas. Nosso propósito se ancora no trabalho de alguns estilos e gêneros musicais que fazem parte do cotidiano dos estudantes ao mesmo tempo em que se observa o processo de suas escolhas, o que os motivavam a “gostar”, se interessar por esses estilos e gêneros musicais. Para tanto, foram feitas consultas e observações em sala de aula, utilizando-se, inclusive, alguns instrumentos formais. De antemão, selecionamos alguns conceitos sociológicos para trabalhar os gêneros e as músicas por eles e elas apontados, tais como: identidades, cultura, desigualdades sociais, incluindo as questões étnico-raciais, de gênero e de classe. A partir destas etapas e aplicações se deu o processo de construção do texto procurando relatar as experiências vividas no percurso da disciplina eletiva, com base no referencial bibliográfico ao tema. A forma de análise realizada foi de uma intervenção pedagógica, visando compreender o significado da origem de estilos e gêneros musicais para os adolescentes e sua influência em suas vidas antes e depois do projeto tendo como plano de fundo os conceitos sociológicos trazidos para a sala de aula durante a eletiva. Após análises das entrevistas, das discussões e reflexões foi possível verificar de que maneira essas músicas influenciam esses estudantes na construção de suas identidades, na medida em que estes passam assim a desenvolver uma consciência crítica do seu papel de cidadão cultural no mundo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
Título: dc.titleA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE SOCIOLOGIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM CAMARAGIBE - PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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