Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, JULIANA PACHECO DE. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-25T00:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-25T00:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | JULIANA_OLIVEIRA-2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747370 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira em São Pedro da Al- deia, Rio de Janeiro, é uma conquista da comunidade da Caveira e o seu nome ho- menageia Dona Rosa, grande liderança local, produtora de farinha, poetisa e sindica- lista. Diante do contexto de luta e resistência do quilombo e da preocupação da co- munidade com a preservação de suas histórias, fiz o seguinte questionamento: “De que forma as narrativas sobre a comunidade poderiam ser inseridas no currículo es- colar e dar mais significado à aprendizagem dos alunos?” A partir da minha experiên- cia na escola, percebi a necessidade da construção de um material pedagógico para a unidade escolar e de um acervo público para a comunidade com o objetivo de ofe- recer visibilidade, conhecimento e divulgação sobre o protagonismo negro e quilom- bola da Caveira. Esse material está disponibilizado no web site www.quilomboca- veira.com como forma de aliar e articular as narrativas orais dos anciãos da comuni- dade da Caveira com a sala de aula e a escola. Esse trabalho também tem como objetivo que os alunos da escola conheçam e tenham acesso à história local e à his- tória do Brasil a partir das pessoas que a construíram como ferramenta de uma Edu- cação Antirracista. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Quilombola; Educação Antirracista; Quilombo da Caveira; Web Site. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO QUILOMBO DA CA- VEIRA: OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JULIANA_OLIVEIRA-2022.pdf | 4.73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747370/2/JULIANA_OLIVEIRA-2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons