(Des)educando olhares: Ensino de História, estereótipos e filmes de animação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES. RODOLFO CARVALHO., RODOLFO CARVALHO ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-25T00:05:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-25T00:05:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherRODOLFO_ALVES-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747369-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no debate entre História, Cinema e Educação. Busca- se desenvolver a “educação pelo olhar” ou melhor, promover o deslocamento de olhares por parte dos estudantes do ensino básico a partir de obras audiovisuais e analisar como essas obras ajudam a formar e reproduzir imaginários sociais e preconceitos, a partir de representações e estereótipos. Para isso, recorrerá como estudo de caso ao desenho animado Aladdin, que obteve grande sucesso de bilheteria e que aborda temáticade regiões fora do eixo Europa-Estados Unidos da América. Constatou-se que essa produção reproduz, diversos preconceitos e estereótipos em relação à cultura árabe e muçulmana. Finalmente será apresentada uma proposta de atividade para ser utilizada com estudantes do ensino básico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Animação; Etnocentrismo; Estereótipos; Cultura da mídia.pt_BR
Título: dc.title(Des)educando olhares: Ensino de História, estereótipos e filmes de animaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons