Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, SUELEN DE SOUZA SILVA LIMA SUELEN DE SOUZA SILVA. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-24T23:54:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-24T23:54:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUELEN_LIMA-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747368 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a refletir sobre a Lei 10.639/03, que completou 20 anos em 2023. Tal legislação torna obrigatório que instituições escolares tratem da história da África e dos afro-brasileiros. Diante do contexto histórico que nos envolve e de sua complexidade, foi necessário buscar compreender as relações raciais, o processo de mestiçagem, democracia racial, de racismo para investigar o porquê de tal normativa ainda encontrar barreiras para a sua ampla divulgação e cumprimento nas escolas. Parto do princípio que a Lei não é executada como deveria, ao menos no município que resido e leciono, Nova Iguaçu. Por isso, fez-se necessário também um recorte geográfico. Esta dissertação se presta a fazer alguns exercícios cujo objetivo é usar a Lei 10.639/03. Para isso, um questionário on-line foi enviado aos estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Nova Iguaçu. Meu objetivo era trabalhar com a devolutiva dos discentes e suas percepções, para buscar estratégias de efetivação da legislação. Com isso, a necessidade de divulgar lugares de memória foi latente, e local escolhido foi o IPN, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, o qual se localiza na Gamboa, centro da cidade do Rio de Janeiro. Todo este desenvolvimento se dava em um trabalho de reflexão e análise da minha experiência como mulher negra estudante do ensino público básico residindo em Nova Iguaçu e da discente de História do mesmo município. Desta forma, falar de mim e me colocar nesta neste trabalho foi tarefa indispensável. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03; Instituto Pretos Novos (IPN); Nova Iguaçu. | pt_BR |
Título: dc.title | A Lei 10.639/03 como ferramenta contra a discriminação racial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SUELEN_LIMA-2020.pdf | 906,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747368/2/SUELEN_LIMA-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons