PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE EM UMA ESCOLA DE RESENDE/RJ.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, BRENNO ROCHA BRENNO.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T23:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T23:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherBRENNO_ROCHA-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747366-
Resumo: dc.description.abstractA presente tese faz uma análise comparativa da estruturação da História como disciplina escolar, a partir do diálogo com alguns autores como Hannah Arendt, Reinhart Koselleck e Marc Bloch. A partir do reconhecimento de uma perspectiva europeia e excludente que se delimitou na conformação dessa área, há uma reflexão sobre como o uso de questões presentes e democratizantes nesse processo pode oportunizar uma prática mais inclusiva e que dialogue com a realidade dos alunos presentes no processo de aprendizagem. Ao analisar essa situação, abre-se espaço para a discussão a respeito de como essa conjuntura presente na disciplina histórica acaba por reforçar a possibilidade de discursos negacionistas, que ganham espaço em nossa sociedade e em nossas escolas. Assim, busca-se a compreensão acerca dos impactos desse processo, assim como sobre os meandros dessa perda de sentido histórico, que impacta nossa prática diretamente como professores e professoras. Apresenta-se, então, uma sequência didática com o uso de uma fonte audiovisual como forma de levar essa reflexão sobre a História como disciplina e os impactos de seus usos políticos e ideológicos, para a sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de história; historiografia; negacionismo histórico; tempo presente.pt_BR
Título: dc.titlePROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE EM UMA ESCOLA DE RESENDE/RJ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons