Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, BRENNO ROCHA BRENNO. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-24T23:30:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-24T23:30:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | BRENNO_ROCHA-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente tese faz uma análise comparativa da estruturação da História como disciplina escolar, a partir do diálogo com alguns autores como Hannah Arendt, Reinhart Koselleck e Marc Bloch. A partir do reconhecimento de uma perspectiva europeia e excludente que se delimitou na conformação dessa área, há uma reflexão sobre como o uso de questões presentes e democratizantes nesse processo pode oportunizar uma prática mais inclusiva e que dialogue com a realidade dos alunos presentes no processo de aprendizagem. Ao analisar essa situação, abre-se espaço para a discussão a respeito de como essa conjuntura presente na disciplina histórica acaba por reforçar a possibilidade de discursos negacionistas, que ganham espaço em nossa sociedade e em nossas escolas. Assim, busca-se a compreensão acerca dos impactos desse processo, assim como sobre os meandros dessa perda de sentido histórico, que impacta nossa prática diretamente como professores e professoras. Apresenta-se, então, uma sequência didática com o uso de uma fonte audiovisual como forma de levar essa reflexão sobre a História como disciplina e os impactos de seus usos políticos e ideológicos, para a sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história; historiografia; negacionismo histórico; tempo presente. | pt_BR |
Título: dc.title | PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE EM UMA ESCOLA DE RESENDE/RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_BrennoRocha.pdf | 6,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747366/2/Dissertação_BrennoRocha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons