Uma ferramenta lúdico - pedagógica no combate à naturalização do Trabalho Infantil.

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-
Autor(es): dc.contributor.authorCARNIETTO, ANTONIO FRANCISCO MARQUES ALESSA REGINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T18:32:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T18:32:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_AlessaReginaCarnietto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747362-
Resumo: dc.description.abstractproposta corresponde a um livro digital que narra a história de três personagens fictícias inspiradas na realidade de crianças que desempenham naturezas de trabalhos distintos e de maiores incidências no Brasil. O delineamento do produto educacional e seus desdobramentos resultam num referencial de aplicabilidade, no qual sugere-se uma sequência pedagógica com questionário inicial, leitura do E-book, metodologia do photovoice, e avaliação final, alinhado às proposituras pedagógicas e técnico-científicas estudadas e discutidas neste estudo, demonstrado sua validação na quinta seção desta dissertação. O E-book foi estruturado projetando-se sequencialmente a criação das personagens, por meio da definição de características de trabalhos com maiores incidências no Brasil. Considerou-se que o relatório da ILO (2017) indica um aumento de 14 milhões de crianças trabalhadoras no Brasil.Tratou-se de um produto autoral desenvolvido pelos pesquisadores, contando com a contribuição de um ilustrador voluntário, histórias narradas para sensibilizar sobre a temática em questão.Tanto as ilustrações quanto as narrativas foram concebidas para impactar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental em relação à Tecnologia da Informação (TI). Para a coleta de dados, optou-se pela técnica de fotos faladas, designadas neste trabalho, como atividade final, visando avaliar se houve uma mudança significativa na compreensão dos malefícios associados à inserção precoce no mercado informal de trabalho. O delineamento do produto educacional e seus desdobramentos resultam num referencial de aplicabilidade, no qual sugere-se uma sequência pedagógica com questionário inicial, leitura do E-book, metodologia do photovoice, e avaliação final, alinhado às proposituras pedagógicas e técnico-científicas estudadas e discutidas neste estudo, demonstrado sua validação na quinta seção desta dissertação.-
Tamanho: dc.format.extent3,18MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Digital;-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infanto-Juvenil;-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPhotovoice.-
Título: dc.titleUma ferramenta lúdico - pedagógica no combate à naturalização do Trabalho Infantil.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamental Séries Iniciais-
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