ROTEIROS DE VIDEOGAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, JEAN PIERRE BORGES DE SOUZA JEAN PIERRE BORGES DE.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-22T19:54:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-22T19:54:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherJean_Pierre_Souza-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747288-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de dissertação surge a partir de um problema constatado no cotidiano de boa parte dos professores que ao longo dos anos, tendo um aumento significativo nas últimas décadas, se deparam com o desinteresse pelas aulas e, consecutivamente por aprender, por parte considerável dos alunos. Somado a essa problemática, temos visto a cada dia mais o avanço das tecnologias digitais e a presença da mesma no cotidiano desses estudantes; tecnologias essa como a dos aparelhos de celulares; a televisão; e também o videogame; que em alguns momentos passa até mesmo assumir uma disputa junto a esse professor pela a atenção dos alunos. Diante de tais problemas surgem algumas perguntas: como fazer os alunos se interessarem pelas aulas da disciplina de História? Poderia o professor ganhar uma disputa com os novos recursos tecnológicos, pela a atenção do aluno? Tais questionamentos são que dão base para essa pesquisa que busca mostrar, uma vez que, a cada dia mais percebemos as novas tecnologias digitais fazendo parte da vida do ser humano, lutar contra elas não seria a saída, o melhor caminho seria usá-las como sua aliada no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, esse trabalho propõem a produção de roteiros textuais para jogos eletrônicos como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, pois sabemos o quanto o videogame tem ganhado espaço na vida das pessoas e consecutivamente dos estudantes, se configurando como um recurso tecnológico provado e aprovado pelo gosto popular. Como este trabalho poderá impactar diretamente a atuação de outros docentes em suas profissões, procurei já no primeiro capítulo, trazer a minha experiência pessoal em uma espécie de memorial onde relato as minhas principais relações com a educação; objetivo desta etapa é familiarizar o leitor com a proposta e contribuir com aquilo que a educação me proporcionou. Busco, também, contextualizar historicamente o espaço escolar, mostrando as definições e objetivos que a escola assumiu ao longo dos anos na História. Por fim encerro este presente trabalho mostrando como o lúdico é necessário para o desenvolvimento e construção do conhecimento, e detalho as bases necessárias à produção de um roteiro para videogame.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História e games; Ensino Lúdico; Roteiro para videogame.pt_BR
Título: dc.titleROTEIROS DE VIDEOGAMES NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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