Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JANE LOBO DA SILVA JANE LOBO DA. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T15:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T15:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | JANE LOBO DA SILVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747279 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa realiza uma investigação a respeito do currículo de História, em sua oficialidade e na prática em sala de aula, e busca possibilidades de flexibilização desses conteúdos pré-estabelecidos, especialmente na educação básica. Para isso, mostra alternativas de ações pedagógicas dialógicas, incluindo os alunos como sujeitos produtores de conhecimento e considerando seus saberes no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho tem referencial teórico crítico, articulado à prática da pedagogia dialógica de Paulo Freire, bem como se apropria dessas teorias para tecer críticas às dominações de poder exercidas pelo capitalismo a partir da modernidade e propor uma educação mais diversa e inclusiva. Além da teoria, a pesquisa também traz experiências pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Raul Vidal em um contexto de articulação com Universidade Federal Fluminense através do Programa de Formação à Docência, Residência Pedagógica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Pedagogia Crítica; Currículo de História. | pt_BR |
Título: dc.title | REPRESENTATIVIDADES NO CURRÍCULO DO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma experiência pelo Projeto Raul Vidal Convida (PRVC) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JANE_LOBO-2019.pdf | REPRESENTATIVIDADES NO CURRÍCULO DO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma experiência pelo Projeto Raul Vidal Convida (PRVC) | 2.69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747279/2/JANE_LOBO-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons