Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Sabrina Machado Campos Sabrina Machado. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T15:35:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T15:35:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sabrina_campos-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo pensar o diálogo ao longo dos tempos, dos “Mundos do trabalho” e “Emancipações”, através da história local no Ensino de História, tendo como locus a antiga Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, região que formou a atual cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na segunda metade do século XIX. Para tal, usará fontes escritas, como processos judiciais, inventários, legislações, textos oficiais. Utilizará ainda dados estatísticos, mapas cartográficos, biografias. Como arcabouço teórico, buscará dialogar com pesquisadores como Bourdieu, Chalhoub, Goodson, Gramsci, Revel, Thompson, bem como Hebe Mattos, Alvaro Nascimento, Ana Maria Monteiro, Ana Rios, Nielson Beserra, Marlucia Souza, Tomaz Tadeu da Silva, Flavio Gomes, Ângela Davis, Paulo Freire, entre outros. Este trabalho se dividirá em três capítulos. O primeiro, “Cidadania em Construção: Ensino de História, Currículo, História Local e Reconhecimentos”, analisará a questão do Currículo, do Ensino de História e da História Local. No capítulo seguinte, intitulado “Os Mundos do Trabalho e a Cidadania: Villa de Estrella no processo de Luta pelo fim da Escravidão”, focará no debate acerca dos campos historiográficos do “Mundos do Trabalho” e “da Emancipação, abolição e pós-abolição”, ao mesmo tempo em que analisará as fontes pesquisadas e a discussão sobre História local e a História da Baixada Fluminense, com ênfase na da cidade de Duque de Caxias. E por último, o capítulo 3, “A História Local como Prática Pedagógica: O educando enquanto protagonista de seu aprendizado”, no qual apresenta o produto final desse mestrado profissional, uma sequência didática, utilizando as fontes estudadas no capítulo anterior, como base para diversas atividades lúdicas para pensar o tema desta dissertação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTÓRIA; RECONCAVO DA GUANABARA, HISTÓRIA LOCAL. | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHADORES DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR NA SEGUNDA METADE XIX: Diálogo dos tempos: Ensino de História, Baixada Fluminense, História Local e Emancipações. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sabrina_Campos-2019.pdf | TRABALHADORES DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR NA SEGUNDA METADE XIX: Diálogos entre Ensino de História, Emancipação, Abolição e os Mundos do trabalho | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747277/2/sabrina_Campos-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons