Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, LUÍS RAFAEL MARTINS MORAES LUÍS RAFAEL MARTINS. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T14:45:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T14:45:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUÍS_RAFAEL_MORAES-2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747276 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é resultado de uma experiência pedagógica que utilizou fontes históricas (cinema e imprensa) como mecanismo para desenvolver o raciocínio histórico, tendo nos direitos humanos o tema trabalhado. As atividades foram realizada com duas turmas, concluintes do Ensino Médio do ano de 2019, do Colégio Estadual Praia do Siqueira, na cidade de Cabo Frio. O principal objetivo desse trabalho foi que os estudantes entendessem as formas como a história é produzida. Para isso, utilizamos os jornais e o cinema como fomentadores do debate sobre história, historiografia e os direitos humanos. Essa linha foi pensada por entendermos que existe uma dificuldade dos alunos em relacionar a história com as suas vidas. Nesse sentido, a utilização das fontes aproximou o seu cotidiano à produção histórica. Os direitos humanos foram escolhidos por serem uma questão socialmente viva e que necessita ser melhor debatida nas escolas. A culminância das atividades ocorreu através da produção autoral dos estudantes de um Jornal Escola, que relacionou a história com o descaso dos direitos humanos na região dos Lagos fluminense. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Fontes históricas; História pública; Direitos humanos. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino dos Direitos Humanos na escola: Práticas com fontes históricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luis_Rafael-2018.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747276/2/Luis_Rafael-2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons