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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, DIEGO GOMES SOUZA DIEGO GOMES. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T14:17:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T14:17:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIEGO_SOUZA-2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747274 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando o compromisso em construir uma educação democrática e a necessidade de fazer das aulas de história um espaço-tempo de formação para a cidadania e de respeito aos direitos humanos, a presente pesquisa teve por objetivo principal o desenvolvimento de um produto pedagógico com vistas à inclusão do tema da diversidade sexual e de gênero nas aulas de história da educação básica. Tomando a transversalidade como uma matriz de mobilidade, foram elaboradas aulas nas mais diversas modalidades metodológicas (história temática, ensino cronológico e pedagogia de projetos) que lançaram mão de um amplo conjunto de atividades e práticas pedagógicas (sequências didáticas, dinâmicas espaciais, leitura e debate de textos, jogos educativos, utilização de material audiovisual, trabalho em equipe, pesquisas, seminários, aulas expositivas etc.) com o intuito de tensionar o currículo de história, combatendo a cisheteronormatividade e integrando a diversidade sexual e de gênero como um objeto de saber da disciplina. Durante o desenvolvimento das atividades, observou-se que a pedagogia de projetos se sobrepôs às demais modalidades metodológicas, tendo concentrado a maior parte dos esforços e investimentos na construção do produto pedagógico. Os rumos tomados por essa intervenção didática podem ser atribuídos aos desafios envolvidos no processo de disciplinarização e à considerável influência dos saberes experienciais na prática docente. Embora as atividades relacionadas ao produto pedagógico tenham se desenvolvido por meio de uma ruptura relativa com determinados parâmetros disciplinares do ensino de História, verificou-se igualmente uma aproximação com outras balizas da história escolar, como, por exemplo, o recurso às questões suscitadas pelo tempo presente e a ampliação do horizonte educativo da disciplina a partir da incorporação de “questões socialmente vivas”. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Saberes e práticas no espaço escolar; Cidadania e identidade social; Diversidade sexual e de gênero ; Transversalidade; Disciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | Diversidade sexual e de gênero no ensino de História: encontros e desencontros entre transversalidade e disciplinaridade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Diego_Souza-2018.pdf | Diversidade sexual e de gênero no ensino de História: encontros e desencontros entre transversalidade e disciplinaridade | 4.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747274/2/Diego_Souza-2018.pdfDownload |
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