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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, VINÍCIUS MATA TEIXEIRA VINÍCIUS MATA. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T15:47:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T15:47:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | VINÍCIUS_TEIXEIRA-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos é um segmento da educação básica que possui um histórico de silenciamento em termos de políticas públicas no Brasil. Sempre estigmatizada com uma carga de preconceito social que persiste até o momento. Nesse trabalho analisamos as possíveis contribuições que uma Educação Patrimonial com uma perspectiva crítica permite ao ensino da EJA, diminuindo o distanciamento entre o estudante oriundo dessa modalidade de ensino e o ensino de história. Utilizando as "oficinas" destinadas à disciplina de história desenvolvidas na unidade Centro de Educação de Jovens e Adultos (pertencentes à Rede Ceja da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro), buscou-se analisar o potencial desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes da EJA, tendo como ponto de partida os debates sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Contribuições que se demonstram como um importante instrumento de busca por uma autonomia dos estudantes no ensino de história inserida no processo educacional. Não se tratou de fazer um levantamento de quais são os patrimônios do munícipio de Itaperuna para serem pura e simplesmente apresentados aos estudantes, mas desenvolver, através do ensino de história, condições de críticas e reinterpretações por parte dos estudantes em relação à formação do patrimônio cultural no Brasil. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio; Memória Social; Educação de Jovens e Adultos; Educação Patrimonial. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E EJA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEJA DE ITAPERUNA / RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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VINICIUS_ MATA_TEIXEIRA-2019.pdf | Educação Patrimonial e EJA: Uma Perspectiva Crítica para o Ensino de História do Ceja de Itaperuna / RJ | 5,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747263/1/VINICIUS_ MATA_TEIXEIRA-2019.pdfDownload |
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