EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E EJA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEJA DE ITAPERUNA / RJ.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, VINÍCIUS MATA TEIXEIRA VINÍCIUS MATA.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-22T15:47:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-22T15:47:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherVINÍCIUS_TEIXEIRA-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747263-
Resumo: dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos é um segmento da educação básica que possui um histórico de silenciamento em termos de políticas públicas no Brasil. Sempre estigmatizada com uma carga de preconceito social que persiste até o momento. Nesse trabalho analisamos as possíveis contribuições que uma Educação Patrimonial com uma perspectiva crítica permite ao ensino da EJA, diminuindo o distanciamento entre o estudante oriundo dessa modalidade de ensino e o ensino de história. Utilizando as "oficinas" destinadas à disciplina de história desenvolvidas na unidade Centro de Educação de Jovens e Adultos (pertencentes à Rede Ceja da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro), buscou-se analisar o potencial desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes da EJA, tendo como ponto de partida os debates sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Contribuições que se demonstram como um importante instrumento de busca por uma autonomia dos estudantes no ensino de história inserida no processo educacional. Não se tratou de fazer um levantamento de quais são os patrimônios do munícipio de Itaperuna para serem pura e simplesmente apresentados aos estudantes, mas desenvolver, através do ensino de história, condições de críticas e reinterpretações por parte dos estudantes em relação à formação do patrimônio cultural no Brasil.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio; Memória Social; Educação de Jovens e Adultos; Educação Patrimonial.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E EJA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEJA DE ITAPERUNA / RJ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
VINICIUS_ MATA_TEIXEIRA-2019.pdfEducação Patrimonial e EJA: Uma Perspectiva Crítica para o Ensino de História do Ceja de Itaperuna / RJ5,43 MBAdobe PDF/bitstream/capes/747263/1/VINICIUS_ MATA_TEIXEIRA-2019.pdfDownload