Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIREDO, DIEGO BELO DE FIGUEIREDO DIEGO BELO DE. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T13:46:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T13:46:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diego_Figueiredo-2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747261 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a relação entre História pública e ensino de história, tomando como guia a mobilização de jogos na sala de aula de História, conduzida, sobretudo, por um professor cuja (auto) biografia inclui o interesse pela prática. Na atualidade, é grande o interesse dos jovens em idade escolar em relação a temas históricos retratados em variadas mídias, entre elas, os jogos. Nesse sentido, ensinar, compartilhando saberes através de uma linguagem que diminua as distâncias entre os conteúdos e os estudantes parece ser algo bastante animador ao pensarmos no ensino de História. A partir das observações de François Hartog a respeito do presentismo e da aceleração social de Harmut Rosa, traços tão característicos da atualidade, o objetivo, dentro desse contexto, busca compreender as possibilidades de articulação entre o conceito de História pública com o ensino de História, seguindo o pensamento de Everardo Andrade, Ana Maria Monteiro e Fernando Penna, dentro de uma perspectiva de produção compartilhada, de novos saberes e de algumas experiências ao longo do processo. Como resultado, no decorrer do texto, são descritas três atividades desenvolvidas com alunos da rede pública municipal de Saquarema, tendo como ponto alto o desenvolvimento de um jogo de cartas, Sermonis, que apesar de ter sua aplicação interrompida pelo contexto pandêmico enfrentado em 2020, demonstra ser um promissor instrumento de ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Cotidiano escolar e saberes históricos; História pública; Jogos; Sermonis. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Diego_Figueiredo-2018.pdf | Profhistoria - Diego Belo de Figueiredo (2018-2020) | 9.27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747261/2/Diego_Figueiredo-2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons