Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Marcos André da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Laís dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Daniela Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HERCULANO, Paula Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAGAS, Yasmin Leporace Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Douglas Gomes Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Júlia Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RANGEL, Lucas da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Fátima Andressa Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Maria Siqueira Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-21T18:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-21T18:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Arte, Memória e Comunidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material relata o trabalho desenvolvido por tais residentes. O grupo de licenciandos em música atuou para o resgate e a valorização de seu Hino oficial. Tendo como base o importante trabalho realizado pelos bolsistas do PIBID, os residentes de música – objetivando tornar o hino da escola conhecido por seus alunos com vistas à celebração dos 70 anos da escola – desenvolveram o hino em diferentes gêneros, um para cada turma, com usos de diversos recursos sonoros, dentre eles percussão corporal, jogo de copos, instrumentos rítmicos de banda de fanfarra e acompanhamento de violão. Apesar da especificidade do trabalho, entende-se que a sequência didática, devidamente adaptada aos diversos contextos, pode inspirar processos pedagógicos de outros docentes atuantes ou em formação. Vale ressaltar que a proposta registrada abaixo foi sistematizada após sua aplicação, comportando mudanças no planejamento bimestral inicial e excluindo as aulas canceladas ou substituídas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Arte, Memória e Comunidade: uma experiência de resgate da memória comunitária no ensino de Arte no Colégio Estadual José do Patrocínio em Campos dos Goytacazes-RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciaturas em Música e em Teatro | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Arte, Memória e Comunidade.pdf | 123,55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747243/2/Arte, Memória e Comunidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons