Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FLORINDA, Eliane Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, José Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor.author | QUEIROZ, Isadora | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRÉ, Philipe Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Rayane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARCELINO, Robson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MESQUITA, Zandor Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T23:12:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T23:12:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade presente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional tem como objetivo inicial destacar os diversos pontos históricos presentes no cotidiano dos alunos em Campos dos Goytacazes, embora não acessados ou compreendidos plenamente. Inspirados, então, por Paulo Freire, adotamos uma abordagem educacional na pesquisa para promover uma compreensão mais profunda do espaço, pertencimento e história local.No âmbito da influência europeia, o presente estudo se concentrou no "quadrilátero histórico" de Campos dos Goytacazes. Este conjunto arquitetônico, centrado na Praça Barão do Rio Branco, apresenta marcos históricos relevantes, como o edifício do antigo Liceu de Humanidades de Campos, a Vila Maria, o Fórum Nilo Peçanha e a própria Praça. Esses lugares são fundamentais para compreender a história e a identidade da cidade. Ao visitar esses locais históricos, incentivamos os estudantes a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, promovendo sua participação por meio de conversas, atividades práticas e reflexões críticas sobre a influência europeia na cidade. Durante a implementação do produto educacional, empregamos ferramentas como Kahoot e Google Earth, com ênfase especial no Google Earth, que desempenha um papel essencial no ensino de geografia, permitindo que os alunos explorem virtualmente os locais históricos, examinem a paisagem urbana a partir das rugosidades existentes, compreendendo melhor relação entre o espaço geográfico e a história local. Após explorarem os espaços históricos, os alunos foram incentivados a compartilhar suas descobertas em uma discussão em grupo, refletindo sobre a influência europeia na arquitetura, cultura e sociedade de Campos dos Goytacazes, promovendo assim uma compreensão mais profunda do assunto. Além disso, um quiz realizado via Kahoot permitiu avaliar a absorção do conteúdo e a avaliação pessoal dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 PÁGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrilátero histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Google earth | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
Título: dc.title | Um passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade presente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Um passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade.pdf | 844,81 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746936/2/Um passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons