Um passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade presente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFLORINDA, Eliane Braga-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, José Guilherme-
Autor(es): dc.contributor.authorQUEIROZ, Isadora-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRÉ, Philipe Braga-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Rayane-
Autor(es): dc.contributor.authorMARCELINO, Robson-
Autor(es): dc.contributor.authorMESQUITA, Zandor Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T23:12:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T23:12:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
identificador: dc.identifier.otherUm passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade presentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746936-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional tem como objetivo inicial destacar os diversos pontos históricos presentes no cotidiano dos alunos em Campos dos Goytacazes, embora não acessados ou compreendidos plenamente. Inspirados, então, por Paulo Freire, adotamos uma abordagem educacional na pesquisa para promover uma compreensão mais profunda do espaço, pertencimento e história local.No âmbito da influência europeia, o presente estudo se concentrou no "quadrilátero histórico" de Campos dos Goytacazes. Este conjunto arquitetônico, centrado na Praça Barão do Rio Branco, apresenta marcos históricos relevantes, como o edifício do antigo Liceu de Humanidades de Campos, a Vila Maria, o Fórum Nilo Peçanha e a própria Praça. Esses lugares são fundamentais para compreender a história e a identidade da cidade. Ao visitar esses locais históricos, incentivamos os estudantes a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, promovendo sua participação por meio de conversas, atividades práticas e reflexões críticas sobre a influência europeia na cidade. Durante a implementação do produto educacional, empregamos ferramentas como Kahoot e Google Earth, com ênfase especial no Google Earth, que desempenha um papel essencial no ensino de geografia, permitindo que os alunos explorem virtualmente os locais históricos, examinem a paisagem urbana a partir das rugosidades existentes, compreendendo melhor relação entre o espaço geográfico e a história local. Após explorarem os espaços históricos, os alunos foram incentivados a compartilhar suas descobertas em uma discussão em grupo, refletindo sobre a influência europeia na arquitetura, cultura e sociedade de Campos dos Goytacazes, promovendo assim uma compreensão mais profunda do assunto. Além disso, um quiz realizado via Kahoot permitiu avaliar a absorção do conteúdo e a avaliação pessoal dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14 PÁGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuadrilátero históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoogle earthpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKahootpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
Título: dc.titleUm passeio virtual pela Campos do passado, em uma realidade presentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons