Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAETANO, SIMONE ORLANDI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T13:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T13:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Simone | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746886 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo aborda a questão da transição escolar, do 5.º para o 6.º ano, em relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral desta pesquisa foi identificar, do ponto de vista teórico, as principais dificuldades que podem ser encontradas por esses alunos ao ingressarem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos compreender as características do TEA, analisar, com base nessas características, as possíveis dificuldades que os alunos poderão apresentar na escola por ocasião da entrada no 6.º ano e elaborar um produto educacional que atenda às necessidades identificadas. A investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de estudos presentes em livros, periódicos, dissertações, teses e documentos oficiais, considerando sua relevância para compreensão da temática abordada. Os resultados indicaram que o processo de transição pode ser considerado uma experiência significativa na vida dos alunos, bem como um desafio, especialmente para aqueles com TEA, tendo em conta as características advindas do transtorno e diferenças marcantes entre as duas etapas de ensino. Nesta perspectiva, constatou-se a necessidade de ações de articulação entre as escolas de 5.º e 6.º ano, que devem pensar, em colaboração, práticas que favoreçam uma transição escolar mais harmoniosa para esses alunos. Desta forma, o produto educacional desenvolvido a partir dessa pesquisa, trata-se de um Guia Educacional, destinado aos gestores e professores envolvidos na escolarização dos estudantes com TEA e que estão em fase de transição no Ensino Fundamental. Pretende-se, com este material, sugerir ações e estratégias às escolas, a fim de favorecer aos alunos um processo de transição mais adequado, minimizando possíveis prejuízos que essa nova rotina possa trazer ao êxito e a continuidade de seus estudos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,71MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transição Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSIÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTO AO ALUNO COM TEA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Simone.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/501af7da-b9ec-46de-9d13-c155664925c3 | 3,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746886/2/Produto-Simone.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons