TRANSIÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTO AO ALUNO COM TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAETANO, SIMONE ORLANDI-
Autor(es): dc.contributor.authorWiezzel, Andreia Cristiane Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T13:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T13:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Simonept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746886-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo aborda a questão da transição escolar, do 5.º para o 6.º ano, em relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral desta pesquisa foi identificar, do ponto de vista teórico, as principais dificuldades que podem ser encontradas por esses alunos ao ingressarem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos compreender as características do TEA, analisar, com base nessas características, as possíveis dificuldades que os alunos poderão apresentar na escola por ocasião da entrada no 6.º ano e elaborar um produto educacional que atenda às necessidades identificadas. A investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de estudos presentes em livros, periódicos, dissertações, teses e documentos oficiais, considerando sua relevância para compreensão da temática abordada. Os resultados indicaram que o processo de transição pode ser considerado uma experiência significativa na vida dos alunos, bem como um desafio, especialmente para aqueles com TEA, tendo em conta as características advindas do transtorno e diferenças marcantes entre as duas etapas de ensino. Nesta perspectiva, constatou-se a necessidade de ações de articulação entre as escolas de 5.º e 6.º ano, que devem pensar, em colaboração, práticas que favoreçam uma transição escolar mais harmoniosa para esses alunos. Desta forma, o produto educacional desenvolvido a partir dessa pesquisa, trata-se de um Guia Educacional, destinado aos gestores e professores envolvidos na escolarização dos estudantes com TEA e que estão em fase de transição no Ensino Fundamental. Pretende-se, com este material, sugerir ações e estratégias às escolas, a fim de favorecer aos alunos um processo de transição mais adequado, minimizando possíveis prejuízos que essa nova rotina possa trazer ao êxito e a continuidade de seus estudos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,71MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransição Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleTRANSIÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTO AO ALUNO COM TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto-Simone.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/501af7da-b9ec-46de-9d13-c155664925c33,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746886/2/Produto-Simone.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons