SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBALDAN, ROSANA KELLY-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera A. Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T13:23:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T13:23:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherbaldan_rk_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746885-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserido na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Essa pesquisa tem por objetivo analisar e sistematizar a partir das diretrizes e princípios do Desenho Universal para a aprendizagem, DUA uma sequência didática voltada ao ensino estudantes dos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio considerando a área de linguagens e suas tecnologias e o componente curricular de língua portuguesa. Para o desenvolvimento desse processo foi empregado o método do Design Science Research, o qual foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: identificação do problema a ser estudado; definição do escopo (objetivos e solução); exploração do conhecimento já existente para a definição do requisito; demonstração da solução (preparação para o desenvolvimento); desenvolvimento do produto educacional sequência didática; validação e comunicação dos resultados (apresentação do produto). Para isso, foram descritas as diretrizes e princípios do DUA que compuseram a estrutura da sequência didática em relação ao componente curricular de língua portuguesa. O DUA e seus pontos de verificações foram analisados considerando os estilos de aprendizagem, no sentido de verificar o se favorecimento para o planejamento dos docentes para um trabalho inclusivo voltado ao componente curricular da língua portuguesa. Por fim, a sequência didática foi validada junto aos professores de língua portuguesa, que identificaram as facilidades e dificuldades de sua utilização com a diversidade de estudantes presentes na sala de aula. O estudo mostrou que a Sequência Didática, fundamentada nos princípios do DUA, na área de linguagens e suas tecnologias, foi bem recebida pelos professores e pode ser adaptada para outras áreas do conhecimento. A proposta pedagógica foi eficaz em esclarecer como os princípios do DUA podem ser aplicados na prática e pode estimular mudanças de concepções no planejamento das aulas inclusivas. Mostrou-se ser uma ferramenta versátil e eficaz para abordar temas relevantes e aplicar as diretrizes do DUA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,07MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagem (DUA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas inclusivaspt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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