Práticas inclusivas para a educação: possibilidades e desafios pra os professores da rede estadual de educação do Espírito Santo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, GISELE GONÇALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorDel Masso, Maria Candida Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-16T12:18:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-16T12:18:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.othercarvalho_gg_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746874-
Resumo: dc.description.abstractDiante dos desafios que permeiam o cotidiano dos professores da sala comum frente ao atendimento de estudantes Público-alvo da Educação Especial, esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada nas Escolas de Ensino Fundamental I e II da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, com recorte no município de Guarapari, analisou, por meio de roteiro de entrevista semiestruturada, quais têm sido as estratégias utilizadas por eles, bem como observar suas dificuldades, apontando possibilidades de efetivação da inclusão tendo o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem como ferramentas importantes nesse processo. A seleção dos participantes foi feita utilizando a Tabela de Números Equiprováveis proposta por Santos. Cinco escolas compuseram o espaço amostral de onde sorteamos 30% de seus professores da sala comum, totalizando 25 profissionais convidados. Como apenas uma escola possui Ensino Fundamental I, os cinco professores dessa modalidade foram convidados diretamente a participarem da pesquisa, não passando pelo sorteio. Dos trinta professores, apenas doze aceitaram participar. A análise dos resultados foi organizada em quatro categorias principais conforme a descrição de Bardin, a saber: Categoria 1 – Formação na área de Educação Especial e Inclusiva; Categoria 2 – Concepções de Educação Especial e Educação Inclusiva; Categoria 3 – Práticas Pedagógicas; Categoria 4 – Atuação Colaborativa. Os resultados apontaram a necessidade de formação continuada voltada aos professores da sala comum que possa auxiliá-los no atendimento satisfatório e inclusivo dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial. Com isso, propomos como produto educacional um curso de formação de professores baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem e no Ensino Colaborativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,72MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titlePráticas inclusivas para a educação: possibilidades e desafios pra os professores da rede estadual de educação do Espírito Santopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
carvalho_gg_me_prud.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/12f69adb-6852-4422-913c-79c6d1b745f41,77 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746874/2/carvalho_gg_me_prud.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons