Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, GISELE GONÇALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Del Masso, Maria Candida Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T12:18:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T12:18:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | carvalho_gg_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746874 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante dos desafios que permeiam o cotidiano dos professores da sala comum frente ao atendimento de estudantes Público-alvo da Educação Especial, esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada nas Escolas de Ensino Fundamental I e II da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, com recorte no município de Guarapari, analisou, por meio de roteiro de entrevista semiestruturada, quais têm sido as estratégias utilizadas por eles, bem como observar suas dificuldades, apontando possibilidades de efetivação da inclusão tendo o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem como ferramentas importantes nesse processo. A seleção dos participantes foi feita utilizando a Tabela de Números Equiprováveis proposta por Santos. Cinco escolas compuseram o espaço amostral de onde sorteamos 30% de seus professores da sala comum, totalizando 25 profissionais convidados. Como apenas uma escola possui Ensino Fundamental I, os cinco professores dessa modalidade foram convidados diretamente a participarem da pesquisa, não passando pelo sorteio. Dos trinta professores, apenas doze aceitaram participar. A análise dos resultados foi organizada em quatro categorias principais conforme a descrição de Bardin, a saber: Categoria 1 – Formação na área de Educação Especial e Inclusiva; Categoria 2 – Concepções de Educação Especial e Educação Inclusiva; Categoria 3 – Práticas Pedagógicas; Categoria 4 – Atuação Colaborativa. Os resultados apontaram a necessidade de formação continuada voltada aos professores da sala comum que possa auxiliá-los no atendimento satisfatório e inclusivo dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial. Com isso, propomos como produto educacional um curso de formação de professores baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem e no Ensino Colaborativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,72MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas inclusivas para a educação: possibilidades e desafios pra os professores da rede estadual de educação do Espírito Santo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
carvalho_gg_me_prud.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/12f69adb-6852-4422-913c-79c6d1b745f4 | 1,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746874/2/carvalho_gg_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons