Ensino de História e educação para as relações étnico-racias: os saberes tradicionais da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Wily-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T17:53:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T17:53:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherWily Rosário da Silva UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746796-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho constitui um estudo sobre o ensino de História e a educação para as relações étnico-raciais. Tem como questão de pesquisa as indagações e reflexões de um professor de História da educação básica, sobre as dificuldades vivenciadas na sala de aula, referentes à disponibilidade de materiais e estratégias didático-pedagógicas para a construção de saberes escolares que visem alcançar os pressupostos emanados da lei 10.639/2003 atualizada pela lei 11.645/2008 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional lei 9394/1996, acrescentando o artigo 26-A parágrafos § 1º e § 2º incluindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, contextualizados com referenciais regionais que proporcionem a construção de um processo educacional das relações étnico-raciais e contribuam para a formação da consciência crítica dos educandos(as) no combate ao racismo e na construção de uma sociedade democrática. O estudo é conduzido através do diálogo com Bittencourt (2004, 2009, 2018), Fonseca (2003), Gomes (2012, 2005), Munanga (2004), Candau (2008, 2009, 2010), Hall (2003), Oliveira (2018), Santos (2018), Sousa (2021), Neto (2021), Milhomem (2021), dentre outros. Legislações e documentos normativos relacionados ao tema, em âmbito nacional e estadual foram utilizados neste estudo. Os principais conceitos utilizados foram: raça; racismo; Cultura Afro-Brasileira; multiculturalismo, quilombo e saberes tradicionais.   No que tange ao aspecto empírico, a pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Guilherme Dourado/Araguaína-TO, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em que foram elaborados e aplicados questionários e oficinas pedagógicas. Os educandos(as) participantes da pesquisa também visitaram a Comunidade Quilombola Dona Juscelina, em Muricilândia-TO. A pesquisa apontou para a ausência de estratégias e práticas pedagógicas para uma educação antirracista ao longo do ano letivo; falta de materiais didáticos para trabalhar com educação para as relações étnico-raciais na escola; ausência de conhecimentos regionais da História e cultura afro-brasileira no ensino de História e presença da Pedagogia de eventos na escola, Dia da Consciência Negra, abolição da escravatura, entre outros. A partir deste estudo foi elaborado um material didático para professores e educandos(as) de modo a contribuir na construção de uma interface entre os conhecimentos produzidos na academia e os saberes escolares e a implementação da política de diversidade étnico-racial na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5271 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as relações étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e educação para as relações étnico-racias: os saberes tradicionais da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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