Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, Jurandir de Lira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | WIEDEMANN, Samuel Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T17:53:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T17:53:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | file:///D:/MESTRADO/DISSERTA%C3%87%C3%83O/DOCUMENTOS/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Tecnol%C3%B3gica%20%C3%A9%20Meu%20Direito!.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746795 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande entusiasmo que apresentamos nosso produto educacional: "Educação Profissional e Tecnológica é meu direito!". Este material foi cuidadosamente desenvolvido com o intuito de promover a conscientização e a implementação efetiva de políticas inclusivas no campo da educação profissional e tecnológica. E tem como linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - PROFEPT do IFPR, Campus Curitiba. Vivemos em uma sociedade onde a diversidade é uma realidade inegável. Nesse contexto, é essencial que todos tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais e profissionais, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas. Reconhecer e promover o direito à educação para pessoas com deficiência não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para o desenvolvimento pleno e inclusivo de nossa sociedade como um todo. Este produto educacional aborda a legislação e os direitos pertinentes as pessoas com deficiências a ter acesso a uma Educação Profissional e Tecnológica de qualidade, oferecendo informações importantes para educadores, gestores escolares, profissionais de recursos humanos e todos os interessados em promover uma educação verdadeiramente inclusiva. A educação profissional e tecnológica pode e deve ser um instrumento poderoso de transformação e inclusão para pessoas com deficiência. Ao investir em políticas e práticas inclusivas, não apenas cumprimos um imperativo moral, mas também fortalecemos nossa sociedade, promovendo a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento humano. O direito à educação profissional e tecnológica para pessoas com deficiência é um aspecto fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades em nossa sociedade. Reconhecer e garantir esse direito não apenas representa um avanço na luta pelos direitos humanos, mas também é essencial para o desenvolvimento pessoal, social e econômico desses indivíduos. A educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho, capacitando-os com habilidades específicas e conhecimentos técnicos necessários para diversas áreas profissionais. Para as pessoas com deficiência, essa educação não é apenas uma questão de adquirir habilidades práti- 6 cas, mas também de superar barreiras e estereótipos que muitas vezes limitam suas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. Ao garantir o acesso à educação profissional e tecnológica, estamos não apenas capacitando as pessoas com deficiência a alcançarem seu pleno potencial, mas também promovendo uma sociedade mais inclusiva e diversificada. Isso significa oferecer programas educacionais adaptados às necessidades individuais, com recursos e suportes adequados para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver. Além disso, é crucial promover um ambiente educacional que seja acessível e acolhedor para pessoas com deficiência, eliminando barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Isso envolve não apenas a adaptação de infraestruturas e materiais didáticos, mas também a sensibilização e capacitação de professores e funcionários para lidar com as necessidades específicas dos alunos com deficiência. A educação profissional e tecnológica para pessoas com deficiência não se limita apenas à sala de aula, mas deve se estender a oportunidades de estágio, treinamento prático e inserção no mundo do trabalho. É importante que as empresas e empregadores também sejam sensibilizados e capacitados para oferecer ambientes de trabalho inclusivos e adaptados às necessidades individuais de cada trabalhador. Resumidamente, garantir o acesso à educação profissional e tecnológica para pessoas com deficiência é uma obrigação moral e social que requer proteção e promoção em todos os setores da sociedade. Investir na educação e no progresso desses indivíduos é essencial para forjar um futuro mais equitativo, igualitário e inclusivo para toda a comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,91 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso e Permanência | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Profissional e Tecnológica é Meu Direito! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: